Os Grupos da Linha de Cuidados do Sobrepeso e Obesidade desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente receberam nessa terça (10) e quarta-feira (11) a visita da equipe técnica da gerência e Alta Complexidade da Secretaria Estadual do Tocantins.

A visita teve como objetivo conhecer in loco as ações, pois Prudente foi indicada pelo Ministério da Saúde, por ser referência no cuidado com o paciente com sobrepeso e obesidade.

Participaram da visita, a equipe de Tocantins composta pela enfermeira Luma Garcia de Melo e a Fisioterapeuta Luciana Ribeiro Tanabe.

O primeiro grupo acompanhado ontem no Palácio da Saúde (CSI), com a participação de 15 pacientes, com algum grau de obesidade. Já nesta quarta-feira (11) a equipe de Tocantins esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) o Jardim Vila Real com a participação de 12 pessoas.

As equipes foram recepcionadas e acompanhadas pela Supervisora da Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Prudente, Juliana Santiago, que explicou sobre o trabalho desenvolvimento em Prudente, que visa garantir a saúde e qualidade de vida dos pacientes com obesidade.

Os grupos da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade fazem parte do “Projeto Vida Saudável”, voltado à prevenção e ao tratamento do sobrepeso e obesidade como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas. Nos grupos mensais são realizadas ações de promoção da saúde com apoio da equipe multiprofissional, composta por nutricionistas, psicólogos e assistentes.