“Dia da Faxina”. Assim será marcada a sexta-feira, dia 18 de maio, uma data que pretende mobilizar todos os moradores da cidade para realizar uma grande faxina, com o objetivo de eliminar os focos e criadouros do mosquito “Aedes aegypti”, o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana.

Os detalhes da ação, que vai envolver todas as secretarias do governo de Presidente Prudente, o MPE - Ministério Público Estadual, e ainda as entidades representativas de classe, universidades, representantes do comércio, indústria, prestadores de serviço, igrejas e ainda o governo estadual por meio da Delegacia Regional de Ensino e da Secretaria Estadual de Saúde, foram discutidos nesta quarta-feira (11/4), na sede da Prudenprev.

A ação vai eliminar tudo o que estiver nos quintais e casas e que possa servir de proliferação do menor dos mosquitos comuns, mas que também transmite a Febre Chikungunya e o Zika vírus.

“Vamos levar os caminhões da Prudenco, da Secretaria de Obras, do Meio Ambiente, e os agentes da Semav para recolher o lixo embalado que deverá ser colocado nas ruas e avenidas da cidade. Todos os prédios públicos incluindo escolas municipais e estaduais, enfim, toda a população deve aderir a esta campanha”, disse o chefe de gabinete da Prefeitura de Presidente Prudente, Marcos Tadeu.

O promotor de justiça Mário Coimbra disse que é preciso implantar uma consciência sanitária que atinja todas as camadas sociais. “Temos que ter consciência de que a situação é gravíssima e precisamos chegar aos bairros e nos condomínios fechados, pois há falta de consciência, atitudes incoerentes, como copos atirados no chão perto dos bebedouros, por exemplo, em todas as classes sociais”, afirmou.

O promotor lembrou que a cidade está em alerta vermelho. “Temos que lembrar que o inverno traz epidemias de gripe que com o inverno já está a nossa porta, e o município não tem estrutura de hospitais e ambulatórios para superar uma epidemia de dengue e gripe ao mesmo tempo”, alertou.

O governo de Presidente Prudente irá promover ampla divulgação para mobilizar a população para participar do “Dia da Faxina”.

Participaram da reunião os secretários municipais e servidores de várias secretarias, a diretora da vigilância epidemiológica, Elaine Bertacco, o presidente do Comitê de Combate à Dengue de Presidente Prudente, Carlos Rocha Santana Kal, os vereadores Elza do Gás, Demerson Dias e Willian Leite e representantes de associações de moradores de bairro.