Nesta terça-feira (03/04), ocorreu o lançamento da Agenda Jovem Estudantil, onde foram citados todos os projetos que o Governo de Presidente Prudente, através da Coordenadoria da Juventude, irá colocar a disposição das escolas estaduais que possuem grêmio estudantil. Na ação, foram convidados representantes do Grêmio Estudantil, diretores e vices das escolas estaduais da cidade. Ao todo, estiveram presentes representantes de diversas escolas do município.

O Grêmio Estudantil é um intermediário entre as ações da Juventude e a escola. Ambos possuem o objetivo de empoderar e fortalecer o jovem diante da sociedade. O coordenador da Juventude, Juliano Borges, destaca que mais de 400 mil foram gastos nas ações com os jovens ao longo dos últimos anos, e para esse ano o objetivo é ir além e somar forças para avançarmos ainda mais.

Foram apresentados os projetos voltados aos jovens do ensino médio, destaque para Concurso Prefeito e Secretários Mirins; Dia Mais Jovem (Visita ao Parque Aquático); Gincana Solidária Estudantil; Apoio às atividades culturais e esportivas; Seminário de Capacitação de Lideranças Estudantis; Visita a Fatec, Etec e Unesp; Orientação Profissional; Assessoria Nutricional Jovem; Trilha Juventude Ecológica; e A Mais Bela Voz Estudantil. Ainda está em fase de conclusão, para ser apresentado oportunamente a Equipe Saúde do Jovem e o Programa Municipal de Sobre Drogas, inspirado no PROERD.

De acordo com o vereador Geraldo da Padaria, o trabalho que tem sido feito para os jovens em Presidente Prudente, através da Coordenadoria da Juventude é um dos melhores do país. Nesta mesma linha foi o Promotor da Justiça, Dr. Luiz Antônio Miguel Ferreira, do Grupo Especial de Apoio a Educação.

Segundo a Diretora Regional de Ensino, Naíde Videira Braga, o projeto da Coordenadoria da Juventude é muito importante. Tem ajudado e muito as escolas que são parceiras quando o assunto é juventude e os grêmios estudantis. Representando o prefeito Nelson Bugalho, a secretária de Educação, Sonia Pelegrini, falou da importância que o assunto tem dentro do governo.

Para a representante do Grêmio, Emelly Alves, o Governo está oferecendo várias oportunidades aos jovens. “Os projetos são interessante pro jovem porque foi mostrado uma agenda de todas oportunidades que ele pode ter na cidade e eu espero que durante o ano vários jovens participem”.

No evento, esteve presente além de Borges, o vereador Geraldo da padaria, Sonia Pelegrini da Secretária da Educação (Seduc), representando o prefeito Nelson Bugalho, Dr. Luiz Antônio Ferreira, Promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc) e Naíde Videira Braga, Dirigente Regional de Ensino.