É com imenso pesar que o Governo de Presidente Prudente informa o falecimento do médico veterinário e diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), doutor Célio Nereu Soares, aos 47 anos. Ele foi vítima de um infarto fulminante no fim da tarde desta sexta-feira (23/03).

O velório ocorre na Casa de Velório Athia, em Presidente Prudente, e o corpo será cremado no crematório de Londrina/PR, em horário a ser definido pela família.

Célio Nereu tomou posse como servidor efetivo da Prefeitura de Presidente Prudente em novembro de 2008, lotado na Secretaria Municipal de Saúde. Já no ano seguinte, tornou-se o médico veterinário responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, órgão destinado a fazer o controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, escorpiões entre outros).

À frente do CCZ, o médico veterinário obteve reconhecimento nacional em campanhas de prevenção de doenças, mapeamento e controle da população animal e adoção de cães e gatos. Em 2011, deu início ao trabalho de chipagem de toda a população canina da cidade – estimada em cerca de 50 mil. O objetivo era incentivar a posse responsável desses animais, retirá-los das ruas e manter um controle das zoonoses, combatendo principalmente a leishmaniose visceral.

O Governo de Prudente lamenta profundamente a perda de um servidor exemplar e se solidariza com familiares, amigos e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.