Moradores da Cohab, Cecap, Jardim Sabará, Mediterrâneo e adjacências compareceram em peso à Praça da Juventude Lucas Paschoalin, na manhã deste domingo (18/03), para participar das atividades do “Dia D” DeMolay. A ação ocorreu simultaneamente em várias cidades do Brasil, em comemoração aos 99 anos de fundação da ordem.

Em Presidente Prudente, o Dia D foi realizado em parceria com o governo municipal, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os três capítulos DeMolay da região se uniram para organizar a atividade que, segundo o mestre conselheiro do Capítulo Filhos de Salomão, Hiran Andrioti Salomão Liboni, 18 anos, vem ao encontro da principal missão da ordem, que é ajudar a comunidade e fortalecer virtudes como a fraternidade, a solidariedade e o companheirismo. Ao todo, são aproximadamente 150 membros na região.

As atividades do Dia D abrangeram desde ações de prevenção e promoção à saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação odontológica, orientação dermatológica, teste de Adans – para diagnóstico precoce da escoliose e orientações sobre saúde mental, até atividades recreativas e esportivas, como aulas de zumba e skate.

“Outro serviço oferecido foi a assistência jurídica. Acadêmicos de Direito da Unoeste prestaram orientações importantes para aqueles que têm dúvidas seus direitos ou não sabem a quem recorrer”, explicou o mestre conselheiro do Capítulo Presidente Prudente, Gabriel Trevisan Del Hoyo, 16 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria da Juventude representaram o Governo de Presidente Prudente no evento, não apenas com a cessão do espaço, como também na realização de exames e orientações gerais de saúde à população. Também marcou presença no evento o vereador José Geraldo de Souza.

Conforme mestre do Capítulo Mont Salvat, Pedro Henrique Salatta Prete, 19 anos, toda a organização do Dia D é encabeçada pelos membros da ordem, mas o apoio dos parceiros, sobretudo a OAB e do governo municipal, foram fundamentais para o sucesso do evento.