Com proposta de restaurar o paisagismo na Praça 9 de Julho, no centro de Presidente Prudente, o prefeito Nelson Bugalho esteve no local nesta terça-feira (13) para conferir os pontos, que necessitam de recomposição, que inclui plantio de grama e de novas mudas de árvores para revitalizar o local.

Embora tenha sido reformada recentemente, o fluxo de pessoas na Praça 9 de Julho é intenso, desta forma, se faz necessária a recomposição do paisagismo, como intervenções, que visam melhorias na área verde, como o plantio de grama e de espécies de plantas nativas.

A questão da preservação dos locais de plantio de grama com cerca viva, além do replantio de espécies nativas também serão importantes, disse o prefeito. Segundo ele, o ideal seria colocar em algumas áreas verdes cercas visando à proteção das plantas e gramas.

O paisagista Márcio Seppa analisou os pontos que necessitam de intervenções e melhorias no paisagismo. A respeito do plantio, a intenção segundo ele é de utilizar plantas mais simples, nativas da região, que possam suportar o calor.

Conforme o prefeito, o projeto compreende ainda os corredores de passagens, que são locais de travessia que já sendo ocupados pelos pedestres, que geralmente utilizam para encurtar caminho no meio da grama, ou da terra.

“Nestes locais o ideal a intenção é de colocadar pisos ecológicos ou intertravados com permeabilidade”, explicou o secretário de Obras que são pisos semelhantes aos que foram utilizados na Praça dos Pioneiros, no Jardim Bongiovani.

Segundo o paisagista, muitos locais da praça estão com terra compactada por conta do fluxo de pessoas. “A intenção é que o solo tenha vazão através da recomposição do paisagismo”, disse Seppa.

O projeto que envolverá as melhorias no local contará com o envolvimento das Secretarias Municipais de Obras e do Meio Ambiente. O orçamento referente ao projeto de paisagismo será elaborado nos próximos dias.

- Mais melhorias Praça 9 de Julho:

Outros pontos analisados foram à fonte luminosa a qual deverá ser feita a pintura e o monumento, que presta homenagem à imigração japonesa onde foi cogitado a criação de um jardim japonês, que possa emoldurar a obra e se tornar um atrativo para o local.

Os pontos de maior movimentação como o Teatro de Arena, o paisagismo visa deixar o local com mais sombra e aconchegante, e ao mesmo tempo possam se adequar ao contingente de pessoas que transitam diariamente no local.

A visita também foi acompanhada pelo secretário de Obras e Serviços Públicos (Sosp), Rodnei Rena Rodrigues, o secretario do Meio Ambiente, Wilson Portella.