O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), iniciou nesta sexta-feira (09/03) os trabalhos na ponte sobre o Córrego da Onça, localizada na estrada rural conhecida como “Ponte Alta”. Ali, será construída uma ponte de concreto, substituindo a de madeira.

A atual estrutura foi demolida nesta manhã, com maquinários da própria Prefeitura. Para que o fluxo de veículos não fique interditada por muito tempo, uma estrutura provisória será reconstruída logo ao lado, enquanto a ponte de concreto estiver em construção.

A Estrada Ponte Alta conecta a Rodovia Júlio Budisk à Rodovia Raimundo Maiolini, numa extensão de 6 km. O acesso à estrada rural fica no final da Avenida principal do Residencial João Domingos Netto. Na região, foram construídas 4.500 casas do Programa Minha Casa Minha Vida, que tem uma população de 15 mil pessoas, que utilizarão a estrada, além dos produtores rurais.

De acordo com titular da Sosp, Rodnei Rena Rodrigues, na próxima semana, o acesso à via estará interditado, e os usuários devem utilizar a estrada do Jabaquara, que conecta a Rodovia Julio Budiski ao bairro Humberto Salvador.

O recurso para a construção da ponte de concreto já está liberado e os documentos estão aprovados pelo Governo do Estado e a Defesa Civil. A construção da ponte está orçada em R$1.170.563,41 sendo, a quantia de R$ 936.450,73 do Estado e R$ 234.112,68 contrapartida do município.

O serviço será executado pela Tucano’s, vencedora da licitação. Antes do início, porém, o projeto precisa ser aprovado pela Defesa Civil, em São Paulo.

Informações técnicas sobre a Ponte: Metragem 192,00 m²; Dimensões: 24,00m x 8,00m. Ponte 45 toneladas de acordo com as normas da ABNT.