O Ministério da Saúde realiza a campanha ‘Hanseníase, Verminose e Tracoma’, conhecida como campanha ‘Três Bichos’. A ação é pactuada com o município de Presidente Prudente através da Vigilância Epidemiológica Municipal. A campanha terá início na segunda-feira (5), com término no dia 30 de maio de 2018.

As ações serão realizadas pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) que enviarão enfermeiros capacitados para avaliação ocular dos estudantes, com verificação da pele e também administrar a medicação para verminose em 24 escolas municipais, onde estão concentradas as crianças da faixa etária contemplada com a campanha.

A campanha deve atingir mais de 5.000 escolares da faixa etária de 5 a 14 anos, que estão matriculados no ensino fundamental e serão avaliados pelos enfermeiros. Os dados dos escolares deverão ser enviados ao Ministério da Saúde.

A pactuação entre município e Governo Federal visa a erradicação de Tracoma, (sendo esta doença uma das causas da cegueira), Hanseníase (que é uma doença muito antiga que atinge a pele e causada por bactéria) e também a Verminose (que é uma das causas para baixo rendimento das crianças nas escolas).

Conforme a VEM, o município sente necessidade de auxiliar os escolares da faixa etária citadas, realizando busca ativa de casos e também a profilaxia nos casos de tracoma e hanseníase e administração de medicação para a verminose.