“O serviço de Assistência Social representa a última chama de esperança para pessoas e famílias que foram esquecidas pela sociedade. Sem o trabalho dessa equipe, a sociedade vira um caos”. As palavras do professor e sociólogo Wilson de Luces Fortes Machado abriram a primeira capacitação Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Assistência Social, ocorrida na manhã desta quarta-feira (21/02), no Centro Cultural Matarazzo.

Ao longo do ano, todos os servidores da pasta, que é uma das maiores da administração municipal, passarão por pelo menos cinco capacitações, em que serão abordados temas pertinentes à política de Assistência Social, Conjuntura Política e Social, Papel do Estado na Proteção Social, entre outros assuntos. De acordo com a titular da SAS, Luzia Fabiana Sales Macedo, a proposta do treinamento é contemplar não só a equipe técnica – assistentes sociais, psicólogos e educadores -, mas também os profissionais de apoio, como servidores gerais, escriturários, motoristas, cozinheiras, entre outros.

Presente ao evento, o prefeito Nelson Bugalho disse que esta abrangência é uma forma de mostrar que “todos os servidores são igualmente importantes para a eficácia do serviço de assistência”.

Conforme Macedo, os servidores foram divididos em duas turmas, de forma a não prejudicar o andamento dos serviços. Os treinamentos serão ministrados por docentes e profissionais que exerçam funções relacionadas à Assistência Social.

O modelo das capacitações segue o que foi adotado em 2017 pela Secretaria Municipal de Saúde, que também conta com um núcleo destinado a promover a educação permanente de seus servidores.