Presidente Prudente sediará a 1ª etapa Classificatória do Campeonato Paulista de Karatê 2018, no dia 10 de março. Para o evento esportivo são aguardados 400 atletas de diversas faixas etárias, das cidades paulistas. A disputa ocorrerá das 8h às 15h, no Ginásio de Esportes ‘Watal Ishibashi’, no Jardim Aviação.

O evento é realizado com apoio da Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente (Semepp). O secretário de Esporte, Claudinei Quirino, destaca que a realização demostra o potencial esportivo da modalidade, que já é considerada esporte olímpico.

Segundo o secretário, sediar a primeira etapa é importante para Prudente, além de projetar o nome da cidade, os atletas não precisarão se desloca. A Semepp participará com 40 atletas das escolas de Karatê, e também estão inscritas as academias particulares da cidade.

A Prefeitura disponibiliza as aulas de karatê através do envolvimento das secretarias de Esporte, Educação e Assistência Social, nos seguintes locais: Praça da Juventude ‘Francisco Vinha’, no Ana Jacinta; Parque de Uso Múltiplo (PUM); Projeto Aquarela e na Escola Municipal Antônio Moreira Lima, (Cidadeescola).

De acordo com o professor de Karatê e técnico da Federação Paulista, Alexandre Serra, em 2017 as praças atenderam 385 alunos. Os treinos já estão sendo retomados neste ano, quase 90 alunos já começaram a treinar no PUM, outros 25 na Praça do Ana Jacinta.

Para o Campeonato, Prudente receberá atletas de diversas faixas etárias, a partir dos seis anos de idade, sub-8 até atletas da equipe máster. As equipes chegarão na cidade no dia 9 de março, para preparação do local das competições.

“O Campeonato contará com a presença dos técnicos da Federação e projetos olímpicos, que estarão realizando avaliações dos atletas classificados. A Federação Paulista é uma das instituições mais fortes, na organização de eventos e na busca de talentos”, lembra o professor.

As competições da Federação Paulista são divididas em cinco etapas. Prudente ficará com a primeira etapa, pois já tem tradição em sediar uma das etapas do Campeonato Paulista de Karatê. A cidade recebeu a etapa final em 2017, com a participação de 400 atletas.

Confira o cronograma das cinco etapas classificatórias:

10 de março- 1ª Etapa –Presidente Prudente-SP

17 de março – 2ª Etapa – Santos-SP

24 de março – 3ª Etapa – Lençóis Paulista- SP

7 de abril – 4ª Etapa – São Paulo-SP (Ibirapuera)

14 de abril – 5ª Etapa – Caçapava-SP

4 a 6 de maio – Finais do Campeonato Paulista – São Bernardo do Campo-SP