Em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Nerd, lembrado em 25 de maio, a Etec (Escola Técnica) ‘Arruda Mello’ promoverá o Geek Etec 2018, nos dias 26 e 27 de maio, no IBC Centro de Eventos.No sábado será das 11h às 21h e no domingo das 11h às 20h. Em reunião realizada nesta sexta-feira (02/02), a Fundação Inova Prudente confirmou participação no evento.

Assim como no 8º Salão do Livro e na Exposição do Centenário, no Geek Etec a Inova terá um estande para expor aos transeuntes a Impressora 3D, realidade virtual e aumentada e outras iniciativas previstas para este ano. Além disso, vale lembrar que em Prudente a Inova é o polo presencial da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) com as graduações de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e Pedagogia. A universidade deve promover vestibular para novas turmas para o segundo semestre de 2018.

“O mundo Geek normalmente é frequentado por adolescentes que certamente têm interesse em nível superior, o que pode resultar em possíveis alunos para o polo presencial da Univesp em Prudente, uma vez que a expectativa da organização é que passem 4 mil pessoas nos dois dias do evento”, pontua Rogério Alessi, titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), que representou a Inova na reunião.

Esta é a terceira vez que a Etec promove o evento. Realizado em 2016 e 2017, as primeiras edições do Geek registraram 750 e 2.500 acessos, respectivamente. Nesta edição, que é a primeira promovida no IBC Centro de Eventos (antes era na Etec Arruda Mello), haverá diferentes formas de expressão cultural, como teatro, dança e exposição de artes, visando ainda a inclusão de artistas com deficiência.

Além disso, haverá a realização dos concursos de cosplay, “cospobre”, desenho, karaokê, jogos eletrônicos, de cartas e kpop - também a modalidade “for fun”; atividades como RPG, esportes (slackline, por exemplo), swordplay, jogos de tabuleiro, gincana, entre outras. Durante todo o evento, que é aberto ao público em geral, haverá sorteio gratuito de brindes.

No Geek Etec, estarão presentes expositores, estandes de empresas parceiras e patrocinadoras dessa área comercial – renda arrecadada será utilizada na quitação de custos diversos, devida a entrada e várias atividades serem gratuitas. Haverá uma praça de alimentação, em sua maioria, organizada pelo corpo discente – faturamento será utilizado na formatura.

Segundo a organização, do ponto de vista acadêmico, o Geek Etec 2018 evidenciará a interdisciplinaridade, a integração entre cursos, Etecs e outras instituições de ensino. Já do ponto de vista cultural, o evento proporcionará um mergulho no mundo geek e de diversas vertentes artísticas aos participantes, evidenciando lazer e diversão para qualquer idade.

Participaram da reunião, Marcelo Duarte, diretor da Etec, e os professores da Escola Técnica Ana Cristina Cardoso e Sérgio Eduardo Brugnolo de Souza. Este último participa da organização do evento.