O Governo de Presidente Prudente, em conjunto com a Defesa Civil, intensificam as ações de alerta e combate a dengue, com programação que ocorrerá do dia 5 ao dia 24 de fevereiro. O trabalho iniciará na segunda-feira (5/02), com diversas ações, a começar com a limpeza social a partir da região leste - Jardins Paraíso, Cambuci José Rotta - e se estenderá por diversos setores da cidade.

Na região leste, a ação terá início a partir das 8h30 e contará com duas equipes da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), que começará com a intensificação no trabalho casa a casa, os agentes irão visitar as residências tratando quimicamente os recipientes que não conseguirem eliminar.

Haverá distribuirão panfletos informativos e orientarão a população em relação aos sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes.

Para as casas com muito acúmulo de material inservível na região leste, haverá apoio de um caminhão para auxiliar nesta ação. O caminhão irá atuar em residência de acumulares, na Rua José Afonso Azevedo, Vila Marcondes. Em seguida, na Rua Manoel Nunes Bitencourt, no Parque Alvorada.

“Estamos nos antecipando por conta deste período do Carnaval, já que muitas vezes ocorre que a pessoa sai da casa para viajar, e deixa o local cheio de criadouros do mosquito da dengue”, revela a supervisora da VEM, Elaine Bertacco.

A supervisora da VEM lembra que também está em andamento o IB – Índice Breteau que avalia a situação larvária e ‘que já está bem alta’, alerta – devido à quantidade de casas encontradas com larvas de mosquito prestes a eclodir.

A ação do Governo e da Defesa Civil tem como objetivo eliminar os criadouros do mosquito para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em Prudente, que é alarmante, o que ocorre devido ao lixo acumulado e período chuvoso, que facilitam a proliferação dos mosquitos.

A intenção é conscientizar e em relação à limpeza dos quintas e terrenos baldios, que dependem muito da participação da população através do controle diário em suas residências.

A ação contará com apoio de folhetos, cartazes, e sacos de lixo para recolhimento de recipientes que possam acumular água. Haverá também o apoio de motos de som que estarão percorrendo os bairros, para mobilizar a população a respeito da situação da dengue, para que os moradores fiscalizam seus terrenos para evitar focos do mosquito da dengue.

Confira parte da programação que está sendo preparada:

Dia 17 e 24- Haverá o ‘Arrastão de Limpeza na área 4 ’

Dia 23 –Passeata no Calçadão