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Sistema de georreferenciamento é destaque em revista nacional de educação

Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018

Sistema de georreferenciamento é destaque em revista nacional de educação

O sistema de georreferenciamento de vagas nas escolas da rede municipal de ensino, implantado no fim de novembro em Presidente Prudente, foi destaque na última edição da Revista Nova Escola, especializada em divulgar conteúdos de alta qualidade para professores e gestores, ajudando a transformar a educação brasileira.

O software foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec) e utiliza o georreferenciamento para viabilizar as vagas em creches de acordo com o endereço dos alunos, indicando as escolas mais próximas. “O sistema mapeia todas as escolas e também o número de crianças e de salas existentes em cada uma”, disse à reportagem a secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini. "Dessa forma, pais e responsáveis conseguem identificar quais são as três unidades mais próximas de sua casa com vagas para Educação Infantil e, na sequência, fazer a reserva para o ano letivo".

Segundo a legislação, a prioridade é manter a criança em uma escola que esteja, no máximo, a uma distância de 1,5 quilômetro da casa da família. Mas os pais podem optar também por creches mais próximas do trabalho. Se houver vaga, a matrícula é efetivada. Conforme expõe a reportagem, as estatísticas mostram a vantagem de adotar o sistema. Em 2015, a rede de creches de Presidente Prudente registrou uma fila de 377 crianças. Em 2016, o número de alunos que não conseguiu a vaga foi de 482. Em 2017, com a implantação do sistema de georreferenciamento, todas as 1653 crianças que estavam na lista foram atendidas. Trata-se de uma economia de recursos e, principalmente, tempo para os pais.

A matéria da Nova Escola também destaca que Prudente está entre os 10,1% dos municípios que cumprem a meta do Plano Nacional de Educação de atender mais de 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches, de acordo com relatório elaborado pelo grupo de trabalho do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon). Na média nacional, 27,07% das crianças brasileiras dessa idade eram atendidas em 2016, quase a metade do que o previsto em lei. “É uma das nossas metas: ir atrás dos pequenos que estão fora da escola porque acreditamos muito na Educação Infantil”, disse Sônia Pelegrini, à revista.

Para acessar à versão digital da reportagem, o endereço é www.novaescola.org.br.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

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