A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) iniciará nesta quinta-feira (4) o primeiro levantamento rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti deste ano 2018, o IB (Índice Breteau) e o IIP (Índice de Infestação Predial), em Presidente Prudente.

Ao todo cinco equipes estarão distribuídas em diferentes setores da cidade, para visitar 4.200 imóveis, de diferentes regiões de Prudente pelos agentes da VEM.

De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, o trabalho deve ser concluído em 15 dias, sendo que os resultados serão utilizados para traçar novas ações de controle da dengue.

Segundo ela, o prazo de conclusão dos levantamentos de infestação pelo Aedes Aegypti, dependerá das condições do tempo. Já que neste período serão visitados 4.200 imóveis pelos agentes.

Nos imóveis visitados serão analisados 40 itens sobre o boletim diário do agente. Serão verificados itens, como pratos de planta, ralos externos, pneus, garrafas retornáveis, plásticos não utilizáveis e utilizáveis, entre outros.

A diretora da VEM explica que Prudente é um município prioritário para o Ministério de Saúde, pelo fato de ter mais de 100 milhões de habitantes.

No decorrer do ano de 2018 devem ser realizados mais dois levantamentos do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti.

Por fim, a diretora lembra que o último IB realizado em 2017 apontou foi de 3,1 e IIP de 2,4, lembrando que a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera de 1 a 3,9 em situação de alerta. E superior a 4 risco de surto.