A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou nesta quarta-feira (3) o resultado de um caso positivo de dengue, referente ao exame colhido no último mês de dezembro. O caso positivo deste ano é referente a uma mulher de 63 anos, que reside na Vila Maristela em Presidente Prudente.

A diretora da VEM, Elaine Bertacco, explica que o caso positivo pertence às estatísticas de 2017, que somou 10 casos de dengue. A VEM informa que já foi iniciado no bairro, nesta quarta-feira, o trabalho de bloqueio, que consiste na orientação dos moradores.

O trabalho é feito num raio de 100 metros, que compreende a casa da moradora, nas imediações da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela. A diretora alerta, que este é um período de risco, pois com as intensas chuvas e o tempo quente, oferecem um clima propício para proliferação dos casos de dengue.

O bloqueio consiste na orientação dos moradores que devem ser avisados pelos riscos. A primeira etapa do trabalho de conscientização terá a duração média de uma semana, se as chuvas não atrapalharem. Em seguida, as equipes devem iniciar a nebulização da mesma região.

De acordo com a diretora, as intensas chuvas também têm dificultado o trabalho dos agentes da VEM, já que não são atendidos pelos moradores quanto realizam a abordagem nas casas.

“É importante ter muita cautela para começar bem o ano. Queremos com essas ações mobilizar toda a população e convocar a participação de todos, para que neste período de início do ano sejamos responsáveis para eliminar todo e qualquer recipiente que possa acumular água”, finaliza.