O prefeito Nelson Bugalho e o vice Douglas Kato entregaram na manhã deste sábado (16) o segundo trecho da ciclovia, em Presidente Prudente, que compreende 3,7 km. A entrega foi marcada com o passeio que reuniu dezenas de ciclistas de bikes clubes da cidade. O prefeito percorreu junto com os ciclistas o novo trecho da ciclovia da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira - do Lar dos Meninos até o Jardim Panorâmico.

A ciclovia entregue pelo prefeito Nelson Bugalho fica na região norte faz parte do projeto Mobilidade Urbana iniciado na administração do ex-prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã e do vice Marcos Vinha, que estiveram presentes na entrega. As obras são do PAC 2, compreendem aproximadamente 25 km de ciclovias, que cruzam toda a cidade.

De acordo com o chefe do Executivo, com a entrega do 2º trecho a intenção é ampliar ainda mais uso da bicicleta, como meio de locomoção e também para o lazer com segurança. Segundo ele, intenção é interligar todas as regiões da cidade com ciclovias.

A próxima etapa entregue da ciclovia será de aproximadamente 7 km, fica na região oeste de Prudente, no trecho que vai da Avenida Manoel, na altura do Cristo, até Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

“Ter um espaço para o ciclista é um fator indutor do uso da bicicleta, pois, um dos fatores que mais inibem o uso da bicicleta é a falta de segurança, esse convívio nas ruas com os veículos é muito perigoso. Por isso, a ciclovia contribui com essa segurança que faltava”, disse.

A idealizadora do Movimento Aro 26, Rejane Klebis destacou que as novas pistas vão contribuir com a prática do ciclismo, que é uma tendência mundial. Segundo ela, É importante compreender que a faixa é para ciclista, e a cidade já tem o espaço para o pedestre.

Para Klebis, reunir ciclistas, poder público e as famílias, é importante para valorização do ciclismo. Segundo ela, foi criado o movimento “Empossando Ciclovia” pelos bikes clubes da cidade para que possam ocupar as ciclovias da cidade.

A entrega contou com a presença de vereadores Demerson Dias, Elza do Gás, representantes da Câmara Municipal de Prudente, dos secretários municipais, de Obras Nei Rena; Esportes, Claudinei Quirino; Semav, Osvaldo Bosquet, Meio Ambiente, Wilson Portella, Assessor Especial, Vanderlei Teodoro, dentre outros assessores e funcionários e a comunidade em geral.

Ciclovias

O primeiro trecho inaugurado foi entregue no dia 12 de agosto, totalizando 3,5 km de ciclovia, a partir do pontilhão da Avenida Itaro Koyanagui, segue pela Avenida JK até a rotatória do Lar dos Meninos - onde tem sequência o 2º trecho, inaugurado neste sábado (16).