Paralelo ao edital de fomento à inovação, que investirá R$ 100 mil em projetos de pessoas físicas, o Governo Municipal publicou, por meio da Fundação Inova Prudente, o documento que permite que o órgão firme convênio com as instituições de ensino.

Neste, fica permitido o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas dependências da Fundação, contanto que as ações se relacionem com os objetivos e missão institucional da Inova nos termos das Leis Municipais 9.086/2016 e 9.370/2017.

O convênio deixa claro que qualquer uma das partes poderá solicitar uma ação à outra, isso mediante ao ajuste de cooperação que contenha dentre outras informações, e quando cabível, o nome da atividade; data de início e duração, caso necessário o cronograma; departamento, faculdade ou curso envolvido, descritivo, objetivos gerais e específicos, justificativas e metodologia; acadêmicos, professores e técnicos envolvidos, bem como suas atribuições, entre outras.

Ainda conforme consta no documento, as atividades deverão indicar quais recursos serão necessários e apontar a responsabilidade e obrigações no fornecimento e gestão dos mesmos, vedado recursos financeiros. Os itens para desenvolvimento das ações poderão ser do tipo pessoal, material de consumo e/ou cessão de uso de equipamentos, máquinas, espaço físico e instalações.

O titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, diz que são mais de 20 mil universitários em Prudente que poderão utilizar as instalações e equipamentos da Inova por meio da celebração de convênio com as instituições de ensino. “Tanto alunos como professores e pesquisadores”, explica.

Já o diretor-presidente da Inova, José Wilmar Ferreira Lima, lembra que a Fundação conta com laboratórios de química, equipamentos de informática, panificadora e, em breve, salas de realidade virtual e aumentada, cujos aparelhos já foram adquiridos.

“Por exemplo, os alunos do curso Química que têm que desenvolver atividades complementares de extensão, poderão acompanhar a oficina que será desenvolvida com o Cidadescola, da mesma forma os cursos de gastronomia, engenharia e informática, porque temos toda infraestrutura que estará a disposição”, pontua, ressaltando que os alunos das instituições conveniadas poderão utilizar os mais diversos espaços mediante agendamento.

Em relação ao Programa de Educação Integral Cidadescola, sete oficinas estão previstas, o que resultará no atendimento de cerca de 700 crianças ao dia. São elas: Artes, Gastronomia, Informática, Inglês, Programação, Química e Robótica. Ou seja, os alunos das instituições conveniadas ligados a essas áreas poderão acompanhar e colaborar nas mesmas como atividade de extensão.

Serviço – O documento na íntegra pode ser conferido no site da Inova Prudente, no www.inovaprudente.com.br/convenio .