Entre dicas e exercícios, o apresentador de eventos do SBT interior, Tiago Henrique, prendeu a atenção dos cerca de 50 participantes da palestra ‘Fale em público sem medo’, realizada pelo Governo Municipal na noite dessa quarta-feira (13/12) na Fundação Inova Prudente.

Quem viu o palestrante todo desenvolto e dando dicas de como falar bem em público, nem imaginava que antes não era assim. “Já fui gago, falei muito errado, enfim. Todos cometem deslizes, mas precisamos buscar melhorar a cada dia, pois todos têm condições de ser melhores”, pontuou.

Entre as dicas para falar em público sem medo, Tiago ressaltou: conhecer bem o público, ter domínio do assunto, preparar a voz, ter boa dicção, entre outras. “Controlar o medo. Ele é real, existe, mas é importante controlá-lo. A pessoa que fala e se apresenta bem, com certeza se destaca perante as demais. Mesmo que a ideia dela não seja a melhor, por se apresentar com perfeição, acaba se destacando”, frisou.

A arquiteta Meiriele Oliveira Barbeiro, afirmou que as dicas apresentadas foram importantíssimas. “Existem várias situações que precisamos nos expressar e todos precisam nos entender. Se tem algum erro, problema na fala ou como se comporta, pode ser que alguém não te entenda e você tenha desdobramentos ruins, como não vender o produto ou passar credibilidade”, destacou.

Miriam Büchler Tarumoto, que é doutoranda na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu e também profere palestras na área de agronomia, disse que o tema da palestra foi essencial para chamar sua atenção. “O medo é algo que temos, mas temos que controlá-lo. Aprendemos dicas de como conseguir isso, de como ter uma boa postura, falar com convicção, enfim, dicas importantes”, salientou.

O diretor-presidente da Fundação Inova Prudente, José Wilmar Ferreira Lima, fez questão de prestigiar a palestra e elogiou todo conteúdo proferido pelo palestrante. “Falar bem é o sucesso pessoal e de qualquer realização. Mais uma vez o Governo Municipal trouxe uma capacitação para todos, inclusive o que comprovou a importância do tema é que tivemos pessoas de Prudente e região. Quando se fala bem e tem uma boa dicção, convence as pessoas. No dia a dia, só tem a ganhar quem fala bem”, concluiu.