Definir um projeto de revitalização ambiental da Praça da Bandeira, harmonizando a existência do shopping popular, o Camelódromo, com o restante do lugar e circundando o espaço com cinturão verde. Além disso, definir um projeto que estabeleça condições de segurança das instalações quanto à rede elétrica e outras que se fizerem necessárias.

Estas providências , previstas no decreto nº 28.392/2017, foram apresentadas durante uma reunião realizada pelo prefeito Nelson Bugalho, nesta quarta-feira (13), na Prefeitura e que vai promover a requalificação do Camelódromo e Praça da Bandeira.

Além disso, o projeto dará um novo desenho à área central da cidade e que promoverá uma maior integração entre o centro e a Vila Marcondes, aumentando o fluxo de pessoas sem comprometer o fluxo de veículos.

Está prevista a demolição dos estabelecimentos situados embaixo do viaduto, que darão lugar à Praça da Alimentação do Camelódromo, como também será demolido o muro paralelo à linha férrea. Apenas a Junta Militar permanecerá no local.

A apresentação do projeto foi conduzida pelo Prefeito Nelson Bugalho e pelo engenheiro da Prudenco, Jorge Guazzi.

O prefeito explicou que as obras deverão iniciar no ano que vem e que serão concluídas em etapas. Elas incluem a troca de cobertura do camelódromo, que deverá abrigar 240 boxes e troca de toda a fiação elétrica, ressaltando que os boxes não serão alterados.

“Queremos resolver e acabar com qualquer conflito que possa existir entre os donos de boxes do camelódromo e o poder público.

Haverá adequação da passagem subterrânea que liga a Praça da Bandeira à Vila Marcondes; a mesma não será demolida, e sim adaptada para receber obras de arte e exposições.

Segundo o promotor do Meio Ambiente, André Luís Felício, o projeto agora será analisado pelo Ministério Público, mas o foco de preocupação da promotoria é que as mudanças tragam segurança para os frequentadores e boxistas do camelódromo. Rogério Galindo (vereador), que representou os boxistas durante a reunião, disse que o projeto vai favorecer muito os proprietários de boxes do camelódromo. “Finalmente vamos resolver um problema antigo, acabar com o improviso e adequar o espaço”.

O prefeito também apresentou as obras de ampliação do Calçadão e das interligações da área central com a Vila Marcondes, além da reformulação do quadrilátero central e da construção de um boulevard, um espaço público de convivência e do “ Atende Prudente”, um espaço para prestação de serviços, que será construído na Vila Marcondes, no espaço do antigo hospital São Sebastião, e que oferecerá todos os serviços da Prefeitura como alvarás, emissão de certidões, entre outros

Participaram da reunião os vereadores Geraldo Souza, Anderson Silva, Wellington Bozzo, Elza do Gás, Anderson Silva, Natanael Gonzaga, Alba Lucena e Willian Leite, além de secretários e integrantes da comissão criada para tratar das providências quanto ao camelódromo, e representantes de entidades ligadas ao comércio, Contur, Conselho Regional de Turismo e os boxistas do camelódromo.