O prefeito Nelson Bugalho realizou na manhã desta quarta-feira (13) no Gabinete do Paço Municipal, a entrega de certificados a 111 estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, devidamente registrados no departamento e adequados às exigências da Lei Complementar Municipal n° 136/2004, para garantir a qualidade dos produtos de origem animal.

Os certificados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp) através do secretário João Carlos Marcondes e pela coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Maria de Lourdes Mussa.

O prefeito parabenizou os comerciantes, que trabalham dentro dos parâmetros exigidos pela lei. Segundo ele, é uma alegria poder entregar essas certificações para as empresas que necessitam do Serviço de Inspeção Municipal. Já que o certificado chancela a qualidade dos produtos.

“Essa operação é muito importante, pois demostra a qualificação do produto. É uma autenticação, que confirma que os proprietários processam alimentos com a qualidade que necessitamos”, destacou o secretário da Sedepp Marcondes.

Atualmente Prudente possui 164 estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal. Deste total, 111, têm autorização do SIM para processar, manipular, e manusear alimentos de origem animal. São hipermercados, fábricas de embutidos e laticínios, dentre outros. Os demais apenas podem vender, não manuseiam a carne.

A qualidade certificada pelo SIM garante ao consumidor produtos de qualidade conforme critérios observados na legislação. O SIM fornece o modelo da etiqueta, que deve acompanhar os produtos, com informações de acordo com a legislação, discriminar os alérgenos utilizados, lactose, dentre outros.

Para receber o credenciamento, a Sedepp realiza a avaliação das empresas sob os critérios de higiene, boas práticas, fabricação e manipulação, além do estabelecimento contar com médico veterinário e nutricionista para supervisionar os produtos.

O certificado tem validade anual para garantir a segurança e qualidade dos produtos, os fiscais do SIM visitam os locais mensalmente para verificar se os procedimentos executados no local estão de acordo com as normas da legislação para manuseio dos produtos e a higiene da área de trabalho.