Após anos de reivindicações, os produtores rurais do bairro rural Ponte Alta terão melhores condições de acesso e escoamento de suas produções. Isso porque, na manhã desta segunda-feira (11/12), o prefeito Nelson Bugalho assinou um convênio com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo para a liberação de R$ 407.144,43 para a recuperação da estrada vicinal que liga a comunidade rural até a rodovia Júlio Budiski.

Os recursos fazem parte do Programa de Microbacias II da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e visam readequar 4,1 km de estrada, que escoa a produção de leite, batata-doce e pecuária de corte das propriedades ali instaladas. A cerimônia de assinatura ocorreu no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”, com a presença do vice-prefeito, Douglas Kato, dos vereadores William Leite e Anderson Silva, do diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR), Marco Aurélio Fernandes, além de secretários municipais e assessores do executivo.

Na vicinal serão retirados os barrancos laterais, elevado o leito e construídas lombadas. A estrada da Ponte Alta também será cascalhada. Já as propriedades rurais vão ganhar “bigodes” em nível para contenção das águas da chuva, de forma a evitar erosão.

Conforme o chefe do executivo, a obra vem ao encontro de uma das prioridades de sua administração: o incentivo ao pequeno produtor. Ele ainda lembrou que, já nesta semana, está prevista a abertura da licitação para a construção de uma nova ponte sobre o córrego da onça, também no bairro Ponte Alta. Trata-se de uma estrutura mista de concreto armado, com vigas longarinas metálica – com dimensão de 24 metros de comprimento por 8 metros de largura.

O recurso para a construção da ponte de concreto já está liberado e os documentos estão aprovados pelo Governo do Estado e a Defesa Civil. A construção está orçada em R$1.170.563,41, sendo a quantia de R$ 936.450,73 do Estado e R$ 234.112,68 contrapartida do município.

“São obras que certamente darão um grande impulso à produção daquela comunidade, além de facilitar a circulação dos moradores”, enfatiza.

O programa Microbacias 2 foi criado em 2010 e, segundo Marco Aurélio, já liberou mais de R$ 1,8 milhão para a recuperação de estradas na região, além de aproximadamente R$ 500 mil para construção e reformas em casas de agricultura.