O prefeito Nelson Bugalho assinou nesta quinta-feira (7), no gabinete, o Acordo de Cooperação entre o município e a ‘Seja Digital’ – Associação Administradora do Processo de Redistribuição de Digitalização de Canais de TV,- Entidade Administradora do Processo de Digitalização, representada pela gerente Lucinéia Lucheti.

O Acordo de Cooperação, sem custos para o município, será viabilizado através da ‘Seja Digital’ com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) por meio da secretária Fabiana Sales Macedo, que disponibilizará os dados do Cadastro Único (CadÚnico), de 25.800 famílias, que irão receber gratuitamente o converso digital-analógico.

O acordo também permitirá a utilização dos dados e dos espaços dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que receberá equipe de apoio do ‘Seja Digital’, para orientar às famílias sobre o processo de distribuição e instalação do conversor digital.

As famílias serão devidamente orientadas em relação ao recebimento gratuito do kit composto por antena e conversor, que será retirado nos Correios através do processo de agendamento.

“É um projeto de caráter de inclusão social – o objetivo não é apenas entregar o kit, mas ampliar esse acesso à imagem de qualidade, através do sinal digital. A intenção é garantir inclusão digital para as famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único”, explica a gerente Lucinéia Lucheti.

O processo será feito pela Seja Digital em quatro etapas – sensibilização – agendamento – instalação – verificação da instalação. Na região de Prudente, serão 23 cidades, totalizando 58.800 famílias do Cadastro Único beneficiadas.

O acordo firmado entre a Anatel e as operadoras, consiste na conversão do sinal analógico para o sinal digital. O modelo antigo será desligado, somente quando o novo sistema atingir 93% dos televisores com sinal digital.

Na segunda etapa, a Seja Digital irá contratar equipes que atuarão de casa em casa, para confirmação do funcionamento dos conversores digitais. A primeira etapa do desligamento da TV Analógica deve ocorrer no dia 28 de março de 2018, nos municípios que recebem o digital.