A primeira edição do Hackathon Prudente – Negócios Imobiliários tem início nesta sexta-feira (08/12) e segue até domingo (10) na Fundação Inova Prudente. Entretanto, no primeiro dia, a partir das 8h, os inscritos serão recebidos no Euromarket, uma vez que no auditório do local os empresários apresentarão os problemas do mercado imobiliário que deverão ser solucionados a partir de projetos tecnológicos.

Seguindo a programação do evento, após o almoço, as 21 equipes, o que resulta em cerca de 140 participantes, seguem para a Fundação Inova, onde ficarão alojadas até o domingo desenvolvendo as soluções tecnológicas. No local, haverá mentores que se reunirão constantemente com os líderes e vice-líderes dos times para colaborarem no andamento dos projetos planejados.

Conforme previsto, a partir das 12h do domingo terá início a pré-seleção das soluções tecnológicas desenvolvidas. Já às 15h começa a apresentação (o pitch) individual dos projetos aprovados na pré-seleção aos empresários e à comissão julgadora. Esta última será responsável em eleger os três melhores.

Os critérios levados em consideração para definir as equipes campeãs serão: apresentação da análise do mercado para a solução; do modelo de negócios do projeto; além de originalidade e inovação; e MPV (Minimuml Viable Product), ou seja, as funções de cadastro, funcionalidades principais do sistema e testes aplicados ao consumidor e/ou investidor.

Já para as 19h está marcado o anúncio dos resultados e a entrega da premiação, que nada mais é que R$ 7 mil à equipe campeã. Os demais prêmios serão para as três vencedoras, sendo eles: abertura de empresa, espaço físico, criação da identidade visual, seis meses gratuitos no Programa Hotel da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente) e troféus de ouro, prata e bronze.

Vale lembrar que o Hackathon nada mais é que um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares para uma maratona de programação, cujo objetivo principal é criar soluções tecnológicas, seja um software, aplicativo e/ou plataforma, que atendam os problemas apresentados. Podem ser desenvolvidos também projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

Sobre as 21 equipes, elas representam a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Toledo Prudente Centro Universitário, Unesp (Universidade Estadual Paulista), IFSP (Instituto Federal de São Paulo) Campus de Presidente Epitácio, America BS/FGV, Gold Soluções Tecnológicas, Zambiee, Armitage Web & AV5 Tecnologia, APPXPOT, Fatec (Faculdade de Tecnologia), Diniz Soft, Fema (Fundação Educacional do Município de Assis) e UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná).

O 1º Hackathon Prudente é realizado pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Inova Prudente, em parceria com a Unimob (União das Imobiliárias). Apoiam, patrocinam e acompanharão o evento a Luka Imóveis, Imobiliária Rio Branco, Samburá Imóveis, Willy Macedo, Belmont Imóveis, D.Ponta, Artenge, Ícone Urbanizadora, Euromarket, Unidas, Sicoob, Audi Comunicação, Stetnet, Escritório Garcia, Porto Seguro, Rede Vistorias, Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano) e Grupo JáJá.