Há quase duas décadas, o Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança (Gepac) se mobiliza para sensibilizar pessoas físicas e jurídicas a destinarem parte do Imposto de Renda (IR) devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA), que ajudará a manter projetos voltados a crianças e adolescentes. A meta deste ano é ambiciosa: arrecadar R$ 1,5 milhão, superando em cerca de 15% os 1,3 milhão angariados no ano passado.

A campanha foi lançada oficialmente na manhã desta terça-feira (05/12), no auditório da Receita Federal, em Presidente Prudente. Participaram da cerimônia o prefeito Nelson Bugalho, o juiz de Direito e membro do Gepac, José Wagner Parrão Molina, o delegado da Receita Federal, Fábio Boschi, além da coordenadora do Gepac, Vera Moretti e o representante dos contabilistas, Sérgio Turuta.

O valor arrecadado tem crescido ano após ano, resultado do esforço de representantes do poder público, das entidades beneficiadas e, sobretudo, das empresas de contabilidade em conscientizar os clientes sobre a importância de reservar parte do IR para ajudar as entidades prudentinas.

Conforme Moretti, pessoas físicas podem destinar até 6% do valor devido do imposto para o CMDA, enquanto as empresas podem reservar 1%. “É importante ressaltar que não há qualquer despesa a mais para o contribuinte, porque se trata da destinação sobre o valor devido”, reforça.

O prefeito Nelson Bugalho vê a iniciativa como “um gesto nobre de solidariedade”, não apenas dos membros envolvidos diretamente com o projeto, mas também da população que aceita colaborar. “Infelizmente, sabemos que a maior parte dos valores arrecadados em nossa cidade não retorna para cá. Ao destinar esses recursos ao fundo, temos a certeza de que o dinheiro será verdadeiramente revertido em ações que transformam a vida de nossa sociedade”, enfatiza.

Ao todo, 25 entidades prudentinas são beneficiadas com recursos do Imposto de Renda, num total de aproximadamente 5 mil crianças e jovens atendidos.

A população tem até o mês de março para proceder à destinação de parte do imposto para o fundo, no entanto, a contribuição de 6% só é possível até o fim de dezembro. Além das próprias empresas de contabilidade, é possível solicitar pelo telefone (18) 2104-1186 ou pelo site www.gepac.org.br.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação