A entrega da revitalização da pintura da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Real “Jacomino Leonardo Cerávolo”, ocorreu na manhã desta segunda-feira (4). A melhoria foi resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Secretaria da Administração Penitenciária, que viabilizou a mão de obra dos reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) que participaram do curso de pintura Via Rápida.

O secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto, agradeceu em nome do prefeito Nelson Bugalho, toda equipe do Centro de Ressocialização. Segundo ele, foram tomadas todas as providências para o trabalho fosse concretizado na UBS, que escolhida para receber a melhoria, pelo intenso fluxo de pessoas e por ficar numa avenida [Alberto Bonfiglioli] bastante movimentada.

“Vocês reeducandos fizeram um trabalho muito importante para comunidade, que vem até a UBS da Vila Real em busca de tratamento de saúde”, agradeceu o secretário. Ele enalteceu toda equipe de Saúde, que colaborou: a gerente Lucimeire Nogueira, Joãozinho da Saúde, adjunta Silvia Dutra e a supervisora Ana Cláudia Braga.

Conforme a diretora-geral do CR, Mirian Barrocal Collete, a pintura foi feira por 25 reeducandos, que participaram do curso de pintura pelo Via Rápida, e colocara em práticas os conhecimentos com a pintura do prédio da UBS da Vila Real.

Segundo a diretora, neste ano, foram mais de 1.200 reenducandos contemplados e 48 estabelecimentos que receberam pintura, sendo maioria escolas, que são revitalizadas no período das férias.

A pintura foi coordenada pela instrutora Janaina Rodrigues e o supervisor Rafael Bulhões dos Santos, que aconselhou os reeducandos: “Que vocês possam através deste certificado procurar algo melhor, ir em busca de uma oportunidade”.

O reeducando F.M.S. de 24 anos, falou que o curso profissionalizando trouxe a oportunidade de melhorar o currículo ao sair da unidade, poder ter uma preparação e ampliar os conhecimentos.

A gerente da UBS Vila Real, Lucimeire Nogueira agradeceu a parceria e destacou o capricho e o zelo que os reeducandos executaram o trabalho e o respeito com toda equipe.

Centro de Ressocialização (CR)

O Centro de Ressocialização (CR) “ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira” de Presidente Prudente, permitiu que os reenducandos participassem do curso de pintura, cujas aulas práticas ocorreram o dia 13 de novembro ao dia 1º de dezembro na UBS Vila Real. O curso de "Pintor de Obras" foi oferecido pelo Programa Via Rápida Expresso.

Via Rápida Expresso

O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) via Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, e que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime semiaberto e trabalhadores desempregados.