Com o objetivo de orientar sobre as normas de segurança, a NR 35, norma técnica que regulamenta o trabalho em altura, cerca de 20 funcionários das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semea) e Obras e Serviços Públicos (Sosp) e de outras unidades da Prefeitura foram treinados pelo Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente.

O treinamento periódico foi realizado na última quarta-feira (22/11) na sede do Posto de Bombeiros do centro da cidade. A orientação foi a respeito da NR 35, norma técnica que regulamenta o trabalho em altura, ou seja, toda atividade executada acima de dois metros, onde exista risco de queda.

As normas regulamentadoras NR são o conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas ou órgãos públicos.

No treinamento, realizado pelo 2º sargento Rodrigo de Oliveira Cacciatore, foram abordadas questões teóricas e práticas da NR 35.

Cacciatore afirmou que os exercícios práticos foram realizados a cinco metros de altura. Também foram ensinadas as técnicas de nós em cordas, a montagem segura de andaimes, a ancoragem correta de escadas entre outros procedimentos de segurança, como o uso correto da linha da vida e do trava quedas.

Segundo o secretário municipal de Obras, Rodnei Rena Rodrigues, o treinamento é fundamental para que os funcionários públicos relembrem e fiquem atualizados sobre os principais procedimentos que regulamentam o trabalho em altura. “A segurança do trabalho é uma preocupação constante com todos os nossos funcionários, principalmente os que executam trabalho em altura, como podadores de árvores, responsáveis por manutenção de postes e equipamentos elétricos, e os que trabalham em obras civis nas funções de pedreiros, carpinteiros e pintores, precisam desta constante atualização. Nosso objetivo é prevenir acidentes em nossas equipes”, disse o secretário.