Representantes de diversas prefeituras da região deram nesta segunda-feira (20/11) mais um passo para a concretização do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista, objetivando a construção de um aterro sanitário conjunto entre os municípios.

Em reunião ocorrida na sede da Prudenprev, a comissão formada por técnicos das prefeituras de Presidente Prudente, Paraguaçu Paulista e Marília apresentou um projeto para viabilização de Central de Resíduos Sólidos. A explanação buscou convencer os gestores de que a união entre os municípios é, de longe, a melhor alternativa para resolver a questão do descarte de resíduos de forma mais econômica e ambientalmente correta.

Entre os fatores que apontam para a solução consorciada, estão a expressiva redução de custos (cerca de 50% mais barato do que destinar o lixo para aterros privados), mais facilidade em ter acesso a tecnologias mais sofisticadas, como a produção de gás, agilidade na elaboração do licenciamento ambiental e diminuição do número de áreas degradadas.

O prefeito Nelson Bugalho, anfitrião do encontro, enfatizou a importância de “agilizar a constituição do consórcio”, haja vista que a maior parte das cidades da região já vem enfrentando sérias dificuldades em arcar com os custos da destinação do lixo.

Até o momento, 38 municípios já foram sondados e se interessaram em aderir ao consórcio, dos quais dez já assinaram o protocolo de intenções: Prudente, Rancharia, Paraguaçu Paulista, Marília, Santo Anastácio, Álvares Machado, Caiabu, Presidente Bernardes, Martinópolis e Emilianópolis.

O próximo passo para essas cidades interessadas é apresentar o projeto de lei, aprovado por cada Câmara de Vereadores, que autoriza a Prefeitura ingressar no consórcio. Os prefeitos têm até janeiro para atender essa exigência - Presidente Prudente já cumpriu essa etapa.

Além dos prefeitos, secretários e assessores das cidades envolvidas, participaram do encontro o deputado estadual Ed Thomas (PSB), o representante da presidência da Sabesp, Virgílio Tiezzi Junior, além de representantes do deputado federal Izaque Silva e do presidente da Ceder, Mauro Bragato, membros da OAB, Unesp, Sabesp, Cetesb, Fiesp/ Ciesp, entre outras instituições .