O secretário municipal de tecnologia da informação, Rogério Alessi, visitou em Barcelona um dos projetos que apoiam a cultura empreendedora e inovadora, o “Fab Lab Barcelona”, instituição que faz parte do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha. O laboratório é um dos pioneiros do mundo a incentivar a chamada cultura “maker” .

O Movimento Maker é uma extensão mais tecnológica e técnica da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Esta cultura moderna tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.

O secretário de tecnologia foi recebido pelos funcionários Irgi Gudtjónssan e Mikel lhobera, que apresentaram os principais projetos que estão em andamento no laboratório.

Segundo o secretário, o interesse em visitar o laboratório nasceu porque a Fundação Inova Prudente abriga dois cursos de engenharia de produção e engenharia de computação e existe a intenção de ter um fab lab em Prudente. “Este é um dos modelos mais importantes do mundo. A cultura “ maker” estimula acadêmicos em projetos, protótipos, maquetes, croquis, enfim a desenvolver o empreendedorismo e a inovação. Nossa intenção é implantar um fab lab na Fundação Inova e montar um fab lab kids, um pequeno laboratório de objetos feitos por crianças com impressora 3D e vários materiais para poder trabalhar utensílios e objetos para as crianças levarem para casa”, afirmou.

Segundo o secretário, o projeto incentiva a formação de startups e a criatividade porque proporciona acesso às ferramentas, ao conhecimento e aos meios para inovar.