Bugalho representa Prudente no Congresso Internacional de Cidades DigitaisGoverno de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Bugalho representa Prudente no Congresso Internacional de Cidades Digitais

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017

Bugalho representa Prudente no Congresso Internacional de Cidades Digitais

O prefeito Nelson Bugalho e o secretário municipal de tecnologia da informação, Rogério Alessi, estão na Espanha para participar do Congresso Internacional de Cidades Digitais, “Congresso Smart City 2017”, realizado em Barcelona. Prefeitos de 11 cidades brasileiras também compareceram ao evento, que está na sétima edição. A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) – também está presente no evento.

Durante o congresso, o prefeito e o secretário de tecnologia conheceram os executivos da Wayra, uma empresa aceleradora corporativa, que investe em startups digitais e faz parte do Grupo Telefônica. Segundo Bugalho,o contato foi importante para, no futuro, ser firmada uma parceria entre a Fundação Inova Prudente e Wayra, que já possui escritório em Londrina (PR) e mostrou interesse em ter uma unidade de negócios funcionando na Fundação Inova Prudente.

A participação do congresso internacional, segundo o prefeito, possibilitou um contato com empresas do mundo inteiro, que investem em soluções inovadoras para resolver assuntos voltados para a mobilidade das pessoas e também segurança.

“Conhecemos aqui as principais inovações do mundo, representantes de empresas que desenvolvem produtos ou serviços ligados à inteligência, à mobilidade, eficiência energética, conexão, internet das coisas, transporte público, transporte de massa, logística, equipamentos de segurança e vigilância, ou seja, empresas que usam a tecnologia como forma de melhorar a vida de quem reside em grandes centros, aumentar a qualidade de vida e dar mais segurança à população”, disse.

O secretario de tecnologia ressaltou que, muitas empresas que estão participando do congresso, possuem projetos em andamento no Brasil. “Esta aproximação aqui foi muito positiva, contribuiu para estreitarmos relacionamento com os gestores de empresas que são destaque mundial em soluções inovadoras”, afirmou.

Entre os destaques do congresso, um sistema que permite consultar a população sobre assuntos importantes. Isso é possível com a criação de uma plataforma digital que recebe as sugestões e ainda divulga informações relacionadas à questão financeira, de orçamento e prestação de contas e aumenta a transparência e a participação popular.

Na área de segurança, o sistema de monitoramento integrado com a polícia, com a internet sem fio, permite dispositivos de acionamento por meio de botão de segurança e ainda a identificação facial, chamou atenção dos participantes.

Outro destaque foi o estande dos integrantes do movimento global de inovação da rede “4YFN”, que reúne empresários inovadores de negócios digitais bem-sucedidos e que propõe solucões para as cidades, pensam como será o mundo daqui a quatro anos.

O congresso também reuniu empresas que propõem soluções para a questão do lixo urbano e formas de melhorar a coleta. Entre as soluções apresentadas, estão caminhões e veículos que recolhem o lixo sem a necessidade de coletores, nos quais os motoristas acionam braços mecânicos e recolhem as lixeiras.

Soluções mais econômicas e ecológicas para o transporte individual, que usam energia mais limpa, também foram apresentadas durante o congresso, como as bicicletas com motores de tecnologia híbrida. A proposta é uma alternativa para deixar de priorizar o automóvel como veículo de transporte.

As bikes são usadas em um sistema de serviço público de bicicletas usadas em Barcelona e Madri. Ao pedalar, o motor elétrico se inicia assumindo grande parte do esforço, que na maneira convencional, seria realizado pelo usuário (sistema de pedalada assistida). As bicicletas são recarregadas nas estações e possuem autonomia de 70 km.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Galeria de Fotos

  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08