Com o objetivo de conscientizar sobre o Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro, será realizado nesta terça-feira (14) o Dia do Diabético, em Presidente Prudente. A ação ocorrerá das 9h às 12h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohabão contará com a participação de 260 pacientes insulinodependentes atendidos na unidade, além da população em geral.

Na ocasião, haverá palestras com a equipe multiprofissional de saúde, com participação de endocrinologista Carolina Betônico, que abordará a respeito dos cuidados e prevenção da patologia.

Os pacientes da unidade receberão orientações sobre alimentação saudável, com a presença da nutricionista Marina Sassaki. Os pacientes serão recepcionados com uma mesa repleta de frutas, além de sucos e salada de frutas.

O Dia do Diabético contará com a palestra ministrada pela psicóloga Mônica Tolomei com orientações aos pacientes.

Na programação, o secretário municipal de Esporte (Semepp), Claudinei Quirino falará sobre a necessidade da atividade física e a importância do esporte na prevenção à diabetes.

Durante a manhã, também terá uma ‘aulão’ com atividades físicas coordenadas pelos educadores físicos da pasta

Os clínicos da unidade examinarão os pés diabéticos, com auxílio da equipe de enfermagem e os dentistas da unidade farão avaliação bucal.

De acordo com a gerente da UBS Cohab, Meire Tolosa, “o objetivo é detectar precocemente alterações na sensibilidade dos pés, na circulação e outras alterações comuns aos diabéticos, e que possam gerar riscos de agravamento, se não forem tratadas no início.”.

Conforme a gerente, “o evento alusivo à data visa proporcionar uma interação entre os pacientes e os profissionais habilitados para o tratamento da doença. Para que eles tenham cada vez mais conhecimento e convivam melhor com a doença” conclui.