VEM divulga Índice de Breteau e Índice de Infestação Predial e define área do mutirão Governo de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

VEM divulga Índice de Breteau e Índice de Infestação Predial e define área do mutirão

Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

VEM divulga Índice de Breteau e Índice de Infestação Predial e define área do mutirão

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou nesta quinta-feira (19), o resultado do Levantamento do Índice Rápido de Infestação (LIRA). O levantamento, é realizado neste mês em todos os municípios prioritários do Brasil.

Em Prudente, Índice de Breteau (IB) que é o número de recipientes com larvas, ficou em 1,5. Já o Índice de Infestação Predial (IIP) que é o número de imóveis com larvas ficou em 1,3.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o índice ideal deve ser menor que um, onde é considerado tolerável, de 1 a 3,9 já é considerado situação de alerta, e acima de 4 é considerado risco de surto.

As áreas onde os índices ficaram mais altos foram: área 4 compreendendo os bairros: Parque Furquim, Vila Furquim, Vila Marcondes, Parque Alvorada, Jardim Planalto, Santa Mônica entre outros. Nesta área , o Índice de Breteau ficou em 3,4 e o Índice de Infestação Predial ficou em 3,2.

De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, em razão dos índices apresentados, a VEM começará neste sábado (21/10) o mutirão “Todos contra o aedes”, na área 4. Segundo ela,já era esperado índices altos na área 4, pois foram os locais onde os agentes, nos trabalhos de casa a casa e bloqueio contra criadouros, encontraram mais focos do Aedes aegypti.

Em segundo lugar ficou a área 7 compreendendo os bairros: Brasil Novo, Humberto Salvador, Jd. Guanabara, João Domingos Netto e outros, o Índice de Breteau ficou em 2,4 e o Índice de Infestação Predial ficou em 1,7.

A diretora da VEM enfatiza que com o resultado dos levantamentos, “o município está em alerta, no entanto, só conseguirá combater o aedes aegypti com apoio da população, com ações diárias dentro e fora de suas residências, além do cuidado em não descartar lixos em áreas públicas”, orienta.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08