“Atualização sobre Leishmaniose em Prudente e seus riscos”, este é o tema da palestra que o médico veterinário Célio Nereu, coordenador do CCZ, Centro de Controle de Zoonoses, fará na próxima sexta-feira (20), no Centro Cultural Matarazzo. A palestra tem início às 14h e é voltada para os funcionários do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Na próxima terça-feira (24), também no Centro Cultural Matarazzo, será a vez dos Agentes de Controle de Endemias, da Vigilância Epidemiológica, participarem da palestra que tem início às 8h.

Segundo o médico veterinário o objetivo da iniciativa é relatar a situação da leishmaniose visceral no município e dar orientações aos funcionários da secretária de saúde que serão repassadas durante a realização dos serviços de atendimento a população.

Entre os temas que serão abordados durante as palestras estão as normas do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral Americana (PVCLVA) além das demais leis e normas sobre o controle da doença.

A evolução do número de casos com em cães com a doença é a seguinte:

- 2015 total de 196 cães sendo 188 autóctones e 08 importados.

- 2016 total de 185 cães sendo 173 autóctones e 12 importados.

- 2017 total até agora de 292 cães total sendo 280 autóctones e 12 importados.

Os casos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) em humanos são:

- 2015 : 1 caso

- 2016 : 2 casos

- 2017 : 2 casos

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação