O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), deu início há exatamente dois meses a recuperação de ruas e avenidas de grande fluxo de veículos. Os trabalhos contemplam a fresagem da pista, que consiste na remoção do pavimento antigo, para então receber nova camada asfáltica.

Até o momento, as melhorias já foram concluídas em trechos deteriorados da Rua Álvares Machado; Rua Barão do Rio Branco; Avenida Joaquim Constantino; Avenida da Saudade; e Avenida Anwar Damha (perto do Damha).

Há cerca de 20 dias, foi realizada a fresagem de trechos da Rua São Sebastião, Rua General Osório e Rua 12 de Outubro, entre os bairros Vila Bonita e Vila Dubus. Entretanto, o recapeamento ainda não foi executado por conta da falta da matéria-prima para a pavimentação: o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), por motivos alheios à administração municipal.

Empresas particulares do município e outras prefeituras da região têm enfrentado a mesma dificuldade para adquirir o produto, haja vista que a escassez do CAP é geral. De acordo com o titular da Sosp, Rodnei Rena Rodrigues, esta é a primeira vez que a administração municipal enfrenta dificuldade em executar o recapeamento por falta de material. “A empresa responsável por fazer o recape destas áreas já foi contratada, já foi expedida a ordem de serviço e o recurso já foi liberado, mas infelizmente a obra não pode começar sem a matéria-prima”, relata Rena.

Apesar disso, o chefe da Sosp adiantou que, ainda nesta semana, fará a regularização das referidas vias, com cobertura de massa asfáltica e o nivelamento das imperfeições com máquina Patrol (motoniveladora), diminuindo assim os transtornos aos motoristas e moradores dos bairros afetados.

“Essa é uma medida paliativa, pelo menos até conseguirmos a liberação do CAP. Pedimos desculpas à população pelo inconveniente, mas traçamos um cronograma de obras e não poderíamos prever a falta deste material, o que nunca ocorreu na cidade”, esclarece.

O Governo de Presidente Prudente reitera que a fresagem é um serviço indispensável para aumentar a durabilidade do recape. Esta etapa do serviço, que contempla trechos da Rua São Sebastião, General Osório e 12 de Outubro, é executada pela Noromix Concreto (Pereira Barreto-SP), e os recursos são provenientes de convênio com o governo federal, na ordem de R$ 367.028,00.