Conscientizar os funcionários da Prefeitura sobre a necessidade de prevenir os acidentes de trabalho. Este é o objetivo da 6ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), que foi aberta nesta segunda-feira (16), no Centro Cultural Matarazzo pelo prefeito Nelson Bugalho e pelo vice, Douglas Kato.

A Semana, que prossegue até o dia 20 de outubro, ocorre em departamentos de várias secretarias, e irá abordar temas como segurança com eletricidade, trabalho em altura, saúde do trabalhador, primeiros socorros, saúde mental, cuidados com a segurança em ambientes de saúde, entre outros pontos.

Durante a abertura, o prefeito Nelson Bugalho parabenizou os funcionários pela iniciativa, e disse que a prevenção é o melhor caminho para preservar a integridade do trabalhador. “Temos que nos preocupar com a saúde e segurança do trabalhador, pois evitando acidentes preservamos a integridade do funcionário e sofrimento para seus familiares. A atenção às normas de segurança, o uso de equipamentos de proteção e o foco nos procedimentos adequados que cada tarefa exige são o caminho para evitarmos acidentes” disse.

Da abertura participaram ainda a presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Prefeitura, Cleonice de Souza Bispo Pereira, o engenheiro de segurança do trabalho da prefeitura e coordenador do Sesmt, (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) Álvaro Henrique Benini, Juliane Isper, representando o Cerest, Centro de Referência e Saúde do Trabalhador e os secretários municipais, Luzia Fabiana Sales Macedo, Valmir Pinto e José Fabio Sousa Nougueira, como também a presidente do Sintrapp, Sindicato dos Trabalhadores da Públicos Municipais, Ana Flores.

Na abertura 14 crianças do projeto Guri de 8 a 15 anos realizaram apresentação com violoncelo .

A palestrante Antônia Braz falou sobre o tema "motivação", e o engenheiro Álvaro Henrique Benini, coordenou uma palestra sobre Saúde e Segurança no Trabalho.

Segundo a presidente da Cipa, a Sipat deste ano quer focar na conscientização.“Queremos mobilizar e mudar a mentalidade de todos para prevenção”, disse.

A programação prossegue na próxima terça-feira (17) na sede da Semav, no Jardim Bongiovani. A médica Adriana de Oliveira Onozato Disaró fala sobre o tema Saúde Mental.

Também está programada a realização de testes rápidos para prevenção de doenças.

No mesmo dia, a partir das 14h, no Centro Cultural Maratazzo, o médico Carlos Bezerra, fala sobre o tema será Saúde e Segurança do Trabalho. A psicóloga Karina Lino Anadão fala na sequência sobre o tema Saúde Mental.

Na quarta-feira (18) o local da palestra será o Parque de Obras, a partir das 7h, o engenheiro Álvaro Benini fala sobre Saúde e Segurança do Trabalho. Também está programada a realização de testes rápidos e orientação odontológica.

Na quinta-feira (19 ) a partir das 7h a programação segue no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Cambuci, na Zona Leste, com a palestra sobre Saúde e Segurança do Trabalho e EPI- Equipamento de Proteção Individual, que será proferida pelo técnico em segurança do trabalho, Adair Ruani.

Na mesma data e horário também haverá palestra, porém no Horto Florestal, sobre o tema Saúde e Segurança do Trabalho, com o engenheiro Álvaro Henrique Benini.

O encerramento ocorre na sexta-feira (20), no Ceforppe, Centro de Formação Permanente dos Profissionais de Educação, a partir das 9h, com a palestra sobre Saúde Mental com o psicólogo Francisco Roberto de Menezes . A fonoaudióloga, Meire Aparecida Judai Barretto, fala sobre o tema Saúde Mental.