O Dia Internacional de Erradicação da Poliomielite, comemorado em 24 de outubro, será marcado por uma iniciativa de todos os Rotary Clubes de Presidente Prudente e contará com uma ação voluntária de sensibilização da população sobre a necessidade de erradicar a doença em todo o planeta.

A ação ocorrerá no Calçadão e contará com distribuição de folders para motoristas e pedestres, faixas e muita informação. Até o personagem " Zé Gotinha," o eterno mascote da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, irá participar da ação.

Para acertar os detalhes do dia de mobilização, que terá a participação da Prefeitura de Presidente Prudente, representantes dos clubes de serviço estiveram reunidos com o prefeito Nelson Bugalho, com o vice Douglas Kato, e com o secretário municipal de saúde, Valmir Pinto.

Os rotarianos prudentinos foram representados por Moisés Orbolato e Cláudio Mura( Rotary Clube Prudente Leste), Plínio Boin (Rotary Alvorada) e Marcelo Cezário (Rotary Norte).

O prefeito Nelson Bugalho elogiou a iniciativa , disse que a Prefetura dará apoio ao evento, e enfatizou a necessidade de prevenção.

A poliomielite, doença deformadora e por vezes fatal, ainda ameaça crianças em algumas partes do mundo. O vírus da pólio invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas em qualquer pessoa, mas principalmente em menores de cinco anos. Apesar de não haver cura para a doença, ela pode ser evitada através da vacinação.

Desde o lançamento do Pólio Plus em 1985, a primeira iniciativa para erradicar a paralisia infantil por meio da imunização em massa, o número de casos da doença caiu drasticamente. O Rotary contribuiu US$1,7 bilhão e inúmeras horas de trabalho voluntário na imunização de mais de 2,5 bilhões de crianças em 122 países. Além disso, a organização desempenha papel significativo ao influenciar governos doadores a contribuírem mais de US$7,2 bilhões à iniciativa.

A pólio hoje

Existem apenas três países onde a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Em 2016 foram confirmados somente 37 casos de pólio no mundo, refletindo uma redução de mais de 99,9% desde a década de 1980, quando ocorriam por volta de 1.000 casos por dia.

Desafios

O número de casos representados pelo 1% restante são os mais difíceis de prevenir devido a fatores que incluem isolamento geográfico, precariedade da infraestrutura pública, conflitos armados e barreiras culturais. Até que a pólio seja erradicada, todos os países permanecem em risco de terem surtos da doença.

Mais de um milhão de rotarianos doam tempo e recursos pessoais para ajudar a eliminar a pólio. Todo ano, centenas de associados trabalham com agentes da saúde para vacinar crianças em países afetados pela doença. Eles também colaboram com os demais parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio na organização e disseminação de comunicados em massa para aqueles isolados em decorrência de conflitos, situação geográfica ou pobreza. Além disso, recrutam voluntários, ajudam a transportar vacinas e fornecem o apoio logístico necessário para as campanhas de vacinação.

No Brasil as campanhas são realizadas anualmente nos postos de saúde. A vacina contra a poliomielite faz parte do Calendário de Básico Vacinação brasileiro é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). oferecido gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública.