Seminário do CBH-PP discute uso do gás de xisto na regiãoGoverno de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Seminário do CBH-PP discute uso do gás de xisto na região

Quarta-feira, 4 de Outubro de 2017

Seminário do CBH-PP discute uso do gás de xisto na região

O prefeito Nelson Bugalho abriu os debates do I Seminário “ Cuidando das Águas do Pontal do Paranapanema”, cujo tema principal foi o “Gás de Xisto”. O evento, realizado no Centro Cultural Matarazzo nesta quarta-feira (4), foi uma realização do Cômitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, CBH-P, presidido pelo prefeito.

Participaram do evento Sandro Roberto Selmo, secretário Executivo do CBH-PP e Nicole Figueiredo de Oliveira - Coordenadora Nacional da COESUS - Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida, Diretora da 350.org na América Latina e consultora do Global Cities, ONU.

Segundo o prefeito, o evento é realizado em um momento que a justiça federal acaba de determinar suspensão da exploração de gás de folhelho, também conhecido como xisto, com uso da técnica do fraturamento hidráulico ou “fracking”, nos blocos da Bacia do Rio Paraná, situados na região oeste do Estado de São Paulo.

“Estamos em uma região com potencialidades para a exploração de energia gerada por meio de fontes renováveis, como a energia eólica (vento) e fotovoltaica( sol). E o nosso papel é evitar o comprometimento das reservas subeterrâneas de água como o Aquífero Guarani”, disse.

O prefeito citou na abertura do evento que, além do comitê da bacia já ter se manifestado em 2014 contra a exploração do gás na região, outra iniciativa importante foi concretizada em abril deste ano, por meio da criação de uma lei, de autoria do vereador Ivan Júnior, que proíbe a exploração do gás em Presidente Prudente.

O seminário contou com a palestra de Luis Roberto Gomes, procurador da República em Presidente Prudente desde 1997. Ele falou sobre o tema “Proteção das águas subterrâneas à luz da precaução e do desenvolvimento sustentável: ações do Ministério Público Federal contra a produção de recursos petrolíferos por meio do fracking”.

Galileu Marinho das Chagas, mestrando em direito pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, especialista em direito ambiental pela PUC/PR e membro da Comissão de Meio Ambiental da Seccional de São Paulo falou sobre o tema “Aquífero Guarani e o Gás de “Xisto.”

“O Gás de folhelho (xisto) e o risco de contaminação dos aqüíferos do oeste paulista” foi o tema da palestra de Ricardo Hirata, professor titular do Instituto de Geociências e Vice-Diretor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (CEPAS/USP), Geólogo pela UNESP e desenvolveu o seu doutorado e mestrado na USP e Pós-Doutoramento na Universidade de Waterloo (Canadá).

O evento contou com a participação de estudantes, profissionais da área ambiental, professores universitários e do prefeito de Teodoro Sampaio Ailton César Herling.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Galeria de Fotos

  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08