Em alusão ao Dia do Surdo, nesta terça-feira (26) foi promovida na Praça 9 de Julho, no centro de Presidente Prudente, um dia de orientações e exames de audiometria e audição gratuitos, no período das 8h às 16h. a ação é realizada pelo Rotary clube centro - Presidente prudente em parceria com a Audi Center com apoio da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Douglas Kato e a coordenadora municipal da Pessoa com Deficiência, Eliane Ferrari Chagas e a participação dos membros da Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e região (ASSPP).

Na Praça 9 de Julho foi montada uma tenda cedida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A ação contou com a unidade de audiometria o ocupacional da Audi Center com equipe coordenada pela fonoaudióloga, Débora Cavalheiro Citolino. De acordo com a fonoaudióloga, é importante essa parceira com o município para orientar sobre os cuidados com a audição e a prevenção de doenças.

Conforme a conselheira da Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e região, Maria Darcy Mariz Morano, atualmente são 60 pessoas assistidas pela entidade. Segundo ela, a associação funciona no salão paroquial cedido pela Catedral São Sebastião.

No local, são realizados cursos de libra abertos a toda comunidade todas as quartas-feiras das 19h às 22h e aos sábados às 16h. Aos domingos às 19h a missa é interpretada em libras para todos participantes.