A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em parceria com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado iniciou nesta segunda-feira (25) o treinamento das equipes de saúde de Prudente e região sobre a “Eliminação do Tracoma”- ‘Como causa de Cegueira no Estado de São Paulo’. A atividade ocorrerá do dia 25 até o dia 28 de setembro, no Hotel Portal D’Oeste, das 8h às 17h.

Segundo a diretora da VEM, Elaine Bertacco, a capacitação consiste no “Treinamento das Atividades de Campo do Inquérito Domiciliar do Tracoma”. Na quarta-feira (27) ocorrerá o ‘Trabalho de campo, as equipes, irão realizar uma busca ativa em alunos das escolas municipais: Escola Pedro Furquim (manhã) e Escola Odette Duarte da Costa (tarde).

O treinamento tem como objetivo realizar o Treinamento das Equipes de Campo, para Atividades do Inquérito Domiciliar de Tracoma; Apresentar os resultados das atividades do plano de eliminação do tracoma como causa de cegueira; Repadronizar examinadores para o diagnóstico de tracoma.

Neste ano, em Prudente já foram avaliadas 2.150 crianças, com idade entre 5 e 12 anos. Deste total, foram confirmados 68 casos de tracoma e 72 casos suspeitos. Os casos foram notificados e as crianças e seus familiares receberão tratamento.

De acordo com o enfermeiro, Juliano Spolador, a busca ativa já foi realizada em oito escolas do município, incluindo as escolas Pedro Furquim e Odette Duarte, que serão reavaliadas. O estudo incluiu as escolas dos distritos, do Conjunto Ana Jacinta e Jardim Regina, entre os meses de agosto e setembro, deste ano.

As buscas ativas tiveram como objetivo colher amostras para o trabalho de repadronização. Segundo Spolador, Prudente realizará um censo da região do Vale das Parreiras, no próximo ano. O censo será pactuado entre o estado e o município durante o treinamento.

O censo da região do Vale das Parreiras contará com visitas aos domicílios para entrevistar as famílias e avaliar crianças entre 1 e 9 anos. Serão feitos os exames de eversão de pálpebras para detectar tracoma e exame acuidade visual.

O treinamento sobre tracoma é ministrado pela coordenadora do Centro de Oftalmologia Sanitária do Estado de São Paulo, Norma Hellen Medina. A capacitação contempla os enfermeiros da Sesau: Juliano Spolador; Suzane Milani e Hellen Madia.

Participam também do treinamento representantes dos municípios das GVEs –Prudente, Araçatuba, Assis, Marília, Prudente e Venceslau. A proposta do treinamento é a eliminação do tracoma como uma das maiores causas de cegueira – problema de saúde pública.