Governo de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

O programa de Tuberculose da Sesau é premiado pela Divisão de Tuberculose do Estado

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

O programa de Tuberculose desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) Presidente Prudente através do ‘Ambulatório de Tisiologia’ foi contemplado pela Divisão de Tuberculose do Estado de São Paulo, por alcançar a estatística de 85% de cura dos pacientes com Tuberculose, além de ter médico especialista em Tisiologia.

O prêmio será entregue na segunda-feira (25) no Fórum de Tuberculose em São Paulo Pela Divisão de Tuberculose Estadual, que ocorrerá em São Paulo

Para atribuir esses prêmios aos munícipios, foram avaliados vários critérios, além da taxa de cura ser maior que 85% , outras avaliações foram: menos abandono , realização de teste de HIV em pacientes em tratamento, além de ter médico especialista em Tisiologia.

O Programa de Tuberculose do Estado de São Paulo, avalia anualmente todos os munícipios, sendo que Presidente Prudente será premiado pela Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose, sendo reconhecida por vários anos em 2010, 2012,2013,2015,2016 e 2017.

O Departamento de Tisiologia é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde vinculado à Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) que atende pacientes de Prudente, região e das Penitenciárias, devido ser Referência Terciária do Estado de São Paulo.

O serviço atende Atendendo uma área de abrangência dos GVES de Presidente Prudente e Presidente Venceslau, sendo 45 municípios e penitenciárias da região.

O tratamento diretamente observado é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), pois o tratamento de Tuberculose deve ser supervisionado pelo profissional de saúde.

A equipe fica no Palácio da Saúde é composta pelo médico Tisiologista Dr. Paulo José Mascarenhas Mazaro, pela enfermeira Vivian Aparecida De La Viuda Teixeira Capelari, auxiliar enfermagem Marta Vieira da Silva, e a farmacêutica Luana Orlandelli Nanci Godoi.

De acordo com a enfermeira Vivian, “a tuberculose continua a merecer especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo. Ainda obedece a todos os critérios de priorização de um agravo em saúde pública, ou seja, de grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade”, salientou.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08