Depois de anunciar um novo roteiro de datas e percurso dos caminhões que realizam a coleta seletiva em Presidente Prudente, a Cooperlix, Cooperativa Trabalhadores de Produtos Recicláveis Presidente Prudente, apresentou nesta quinta-feira (21) dois novos caminhões tipo gaiola que vão ser usados na coleta seletiva de Presidente Prudente. Os caminhões têm capacidade para transportar cinco toneladas de material cada um e foram comprados por meio de um convênio entre a Cooperlix , a Prefeitura e a Abihpec, Associação Brasileira de Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos.

A apresentação foi feita na rampa do Paço Municipal “Florivaldo Leal” e contou com a participação do prefeito Nelson Bugalho, do vice Douglas Kato, do secretário do meio ambiente Wilson Portella Rodrigues e da presidente da Cooperlix, Maria Aparecida Assis Silva, além dos vereadores, Anderson Silva, Elza do Gás, Demerson Dias e Geraldo da Padaria. A Abihpec e o deputado federal Isaque Silva enviaram representantes.

A maioria dos 90 associados da Cooperlix participou do evento de apresentação dos veículos, além do professor César Leal, da Unesp, e da professora Maria Zanin, da Universidade Federal de São Carlos.

Segundo o secretário do meio ambiente, o convênio entre a Semea e a Abihpec foi aprovado pela Câmara Municipal em 2014, e atende à legislação que prevê compensação ambiental e a realização de um trabalho de formação dos cooperados da Cooperlix.

Os caminhões, segundo a direção da cooperativa, vão possibilitar um melhor atendimento aos bairros e melhorar a logística da cooperativa que processa mensalmente 160 toneladas por mês entre resíduos como plástico, papel, sucata, vidros entre outros produtos. Atualmente a Cooperlix tem em sua frota cinco caminhões cedidos pela Prefeitura e Prudenco e quatro da frota própria.

Portella anunciou que o governo de Presidente Prudente irá repassar nos próximos dias um outro caminhão para a cooperativa, para auxiliar no trabalho da coleta seletiva, assim serão três novos veículos para a frota.

O prefeito Nelson Bugalho agradeceu o trabalho que os cooperados fazem por toda a cidade e disse que eles são desconhecidos da maioria da população, mas que o governo de Presidente Prudente reconhece a grande importância da coleta seletiva para o meio ambiente e para o atendimento da política nacional e estadual dos resíduos sólidos.

“ O trabalho que a cooperativa faz é fundamental, afinal o lixo simplesmente não desaparece de frente das casas da pessoas, ele passa por todo um processo e o trabalho de que vocês fazem , nós sabemos o quanto é essencial para preservar o meio ambiente”, disse.