O governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, é finalista do Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, promovido pela Caixa Econômica Federal. O projeto, “Catador na Gestão”, está entre os 30 melhores do Brasil e concorreu com 270 projetos inscritos. A avaliação final será entre os dias 8 e 9 de outubro deste ano.

Segundo Maria Helena Veiga Silvestre, assessora da secretaria, o projeto incluiu 90 cooperados associados à Cooperlix, Cooperativa de Materiais Recicláveis, e teve o objetivo de promover a inclusão social dos cooperados, viabilizando a sua expansão no mercado de materiais recicláveis e garantindo uma boa remuneração e qualidade de vida para os cooperados.

O trabalho contou com bolsa-auxílio para os catadores, cursos profissionalizantes, entre outros serviços, e ainda contou com a parceria do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Outro destaque foi a realização de um contrato de prestação de serviço entre a Prefeitura e a Cooperlix.

Também foi trabalhada a imagem que os catadores tinham de seu próprio trabalho, o reconhecimento por parte da sociedade da importância de seu papel para a preservação do meio ambiente, e o fortalecimento do trabalho em cooperativa.

“Estamos confiante e na torcida, o resultado do projeto foi o fortalecimento da cooperativa e a conscientização dos antigos catadores do lixão do papel importante que a sua função social como cooperados. Estamos na torcida para chegarmos entre as vinte melhores praticas e então seguir para a etapa mundial", disse Silvestre.

A Cooperlix fez a diferença na vida do ex-catador de lixo Diego Victor Lopes dos Santos, de 24 anos, que trabalhou no antigo lixão. Foi pedreiro, antes de ser catador, e afirma que por meio da cooperativa conseguiu mudar de vida, estudou, fez curso de educação para o trabalho e gestão em negócios pelo Senac e atualmente faz a função administrativa da cooperativa. “Eu aprendi muito aqui, passei por todos os setores e aproveitei a oportunidade para aprender contabilidade e vir para a área administrativa. Sou grato à vida e a Deus por esta oportunidade “, disse Diego, que hoje como todos os cooperados, fazem um retirada mensal devido a seu trabalho.