A Fundação Inova Prudente recebeu neste sábado (16/09) a primeira edição do Startup Realize, que contou com 30 participantes. Segundo a organização, o programa foi planejado após a identificação da demanda de pessoas que ao praticarem pensamentos inovadores e por novos projetos têm dificuldades no conhecimento de ferramentas, técnicas, metodologias e boas práticas utilizadas no gerenciamento dos projetos.

“Montamos esse programa para que as pessoas possam melhorar o pensamento estratégico em relação à elaboração de novos projetos e colocar isso em prática o mais rápido possível e de maneira mais eficiente. Dessa forma, se forem errar, errem rapidamente e corrijam, diminuindo assim o risco de problemas e insucessos nos projetos que estão implementando”, comentou Luis Isique, um dos organizadores.

Recém-chegada de Florianópolis, Santa Catarina, a professora particular de inglês, Fernanda Rocha de Souza Cruz, disse ter imaginado que o Startup Realize fosse algo voltado mais à tecnologia, mas afirmou ter gostado do evento. “Cheguei há pouco em Prudente e comecei, intuitivamente, a pesquisar o mercado de trabalho. Essas novas ideias vão me ajudar bastante”, pontuou.

Fernanda disse ainda que com o Startup Realize conseguiu ter uma visão mais ampla do que tem a fazer daqui pra frente. “Eu tinha a intuição e recebi bastante conhecimento de como enquadrar cada passo que terei que dar. É como se soubesse aonde quero chegar e no programa conheci o caminho para como chegar até lá”, enalteceu.

O que foi dito por Fernanda se enquadra na ideia do Startup Realize, que é trabalhar com facilitadores que incentivem, instiguem, monitorem e facilitem o processo de inovação de alguns projetos, sejam de novos que possam se tornar startups ou de projetos dentro das empresas que os participantes atuam, “para que comecem a pensar um pouco mais, e melhor, na forma de inovar nos processos e fazer de maneira mais eficiente na questão das análises de projeto, mercado e financeira”.

Conforme Isique, a visão mais ampla e o pensar em inovação impactam em todo ecossistema. Além disso, com o pensamento mais crítico e construtivo, a ideia é que os projetos tenham maior possibilidade de acertos. “A inovação funciona dentro de uma região se ela for bem elaborada, desenvolvida e projetada. Com isso, vamos mudando a cultura de tentativa, erro e fracasso para algo mais estruturado: vamos projetar, elaborar, praticar e se errar, errar gastando menos. Assim, vamos voltar, projetar, fazer melhor e vamos mudando a cultura da cidade”, concluiu.

Além de Isique, Fabio Rabello e Priscila Guidini estiveram à frente da organização do Startup Realize e como facilitadores. Maria Lúcia Costa e Emiko Takayama também participaram como facilitadoras.

O programa contou ainda com apoio e parceria do Governo de Presidente Prudente, que tem a frente do poder Executivo Nelson Bugalho, que cedeu o espaço e segue também com projetos voltados para ideias empreendedoras e startups no município com a implantação da Fundação Inova Prudente e o futuro Centro de Inovação.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação