A programação alusiva ao centenário de Presidente Prudente finalmente chega ao seu ápice. Nesta quinta-feira, data oficial de aniversário da cidade, a Prefeitura promove a tradicional parada festiva, que neste ano estará ainda mais incrementado. De acordo com a Secretaria municipal de Cultura, 82 empresas, entidades e serviços públicos desfilarão na Avenida Washington Luiz, compostas por 5.400 participantes. Para a festividade, são aguardadas mais de 20 mil pessoas. À tarde, um bolo de 100 metros será servido aos prudentinos para marcar a data magna do município.

A parada terá início às 9h, com ponto de partida na esquina das avenidas Washington Luiz e Brasil. Dali, seguem até o palanque de 24 metros a ser montado em frente ao Colégio Cristo Rei, onde estarão perfiladas autoridades políticas - entre elas o prefeito Nelson Bugalho – e da sociedade civil. A previsão é de que a festa se estenda até a hora do almoço.

Uma novidade desta edição do evento, conforme o titular da Secult, José Fábio Sousa Nougueira, será a instalação de um espaço exclusivo para deficientes físicos, ao lado do palanque, garantindo conforto e segurança ao público com necessidades especiais.

Também estarão à disposição do público ambulâncias com serviços de urgência, que estarão estacionados em frente ao Aruá Hotel, na Avenida Coronel José Soares Marcondes. Haverá ainda brigadistas e seguranças contratados.

Entre as instituições cadastradas para participar da parada, estão o Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Andorinha, Bebidas Funada, grupos de Moto Clube, grupos de Escoteiros, colégios particulares, escolas públicas, entidades assistenciais, Hospital Regional, Fundação Mirim, Casa do Aprendiz Cidadão, entre outras.

Trânsito

Conforme a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), das 6h até o término do desfile, estarão interditadas as avenidas Washington Luiz (entre a Avenida Brasil e Rua 15 de Novembro), Avenida Brasil (entre Rua Barão do Rio Branco e Rua Pedro de Oliveira Costa), além das ruas Doutor Gurgel, Felício Tarabay, Siqueira Campos e Joaquim Nabuco (no trecho entre as ruas Doutor Gurgel e Pedro de Oliveira Costa).

Bolo

No mesmo dia, a partir das 15h, é hora de festejar o aniversário de Prudente com um bolo do tamanho da grandeza da cidade. De acordo com uma das organizadoras do evento, Rosa Maciel, a guloseima terá 100 metros e será servida à população por ordem de chegada. “Estaremos com uma grande equipe no local, composta por atiradores do Tiro de Guerra, Fundação Mirim, Funada, além dos nossos servidores, para garantir que a entrega do bolo seja harmônica e organizada”, explica Maciel.