A Coordenadoria da Juventude em parceria com o curso de Nutrição da Unoeste deram início nesta terça feira (22/08), no Centro de Artes e Esportes Unificados ‘Professor Samoel Brondi’, o projeto de Assessoria Nutricional para jovens. Na oportunidade, participaram deste projeto cerca de 30 jovens do Lar Santa Filomena de Presidente Prudente. Presentes também os universitários do curso de Biomedicina.

A ação conjunta dos cursos mobilizou cerca de 20 estagiários. Em um primeiro momento, os alunos do curso de biomedicina, supervisionados pelo professor, Dr. Caio Ferreira, deram uma palestra sobre educação sexual, com a intenção explicar as formas de prevenção à DST (Doenças sexualmente transmissíveis) e também tirar dúvidas dos jovens.

Para o professor, Dr. Caio Ferreira, do curso de biomedicina, a importância dessa ação é desmistificar o sexo. “A importância é justamente retirar alguns mitos da cabeça dessas crianças e explicar para eles o que é o sexo, como se transmitem as doenças e como engravidar ou não engravidar nessa época de crescimento”, afirma.

Logo após a palestra dos futuros biomédicos, os estagiários do curso de nutrição organizaram três momentos de exposição, sendo eles sobre a pirâmide alimentar, rotulagem dos alimentos e diferenças entre alimentos naturais e industrializados. Como um resumo das palestras, foi organizado um “quizz” para que, de uma forma lúdica, os jovens pudessem aplicar o conhecimento adquirido.

Outro ponto fundamental foi a orientação nutricional realizada simultaneamente às duas palestras. Nela, os jovens mediram sua altura, se pesaram e responderam um questionário sobre seus hábitos alimentares. Segundo os universitários, essa medida permite analisar com base nas respostas se o jovem está sujeito à obesidade ou desnutrição.

Para a professora do curso de nutrição, Sabrina Alves Lenquiste, a ação teve saldo positivo. “Para os jovens que participaram é muito importante, pois eles tiveram noção de alimentação saudável. Foi uma ação com beneficio para todos os lados: para a faculdade, para os acadêmicos que desenvolvem suas habilidades profissionais e principalmente para esses adolescentes e jovens”, finaliza.

A ação faz parte da agenda ‘Jovem Te Cuida’, da Coordenadoria da Juventude com ênfase na saúde do jovem e visa atender em média 300 pessoas entre agosto e novembro no Centro de Artes e Esportes Unificados, no Parque Alvorada.

Colaborou: Charles Chagas.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação