A Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação de Presidente Prudente ‘Vicente Furlanetto’, a Inova Prudente, realizou na noite dessa segunda-feira (21/08) a aula inaugural dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e Pedagogia da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

O evento, que dá início na parceria entre a Univesp e a Fundação Inova Prudente, sendo esta última citada o polo presencial da universidade na cidade, contou com a presença dos quase 180 alunos dos quatro cursos, bem como do prefeito Nelson Bugalho, do diretor-presidente da Inova, José Wilmar Ferreira Lima, do secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, além de representantes de legislativos municipais e estaduais.

Na aula inaugural, o tema tratado foi ‘Você desperdiça seu tempo? Diálogo sobre Gestão do Tempo’, com a advogada e professora universitária, Elizabeth Emiko Katayama Bicalho. Ela é graduada em Direito e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; pós-graduada em Gerenciamento de projetos reconhecido pelo PMI (Project Management Institute); pós-graduada em Empreendedorismo pela Babson EUA. Estados Unidos; pós-graduada em Didática com Gestão Pedagógica; e pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo trabalho.

Antes de iniciar a palestra, o diretor-presidente da Fundação Inova Prudente disse ser uma honra iniciar a parceria com a Univesp e afirmou que será de muito sucesso. Na oportunidade, agradeceu ao prefeito pelo empenho para assinar o convênio que possibilitou a vinda de uma universidade pública virtual a Prudente.

“O objetivo é oferecer um processo de aprendizagem EAD completo, dinâmico e eficiente por intermédio de recursos tecnológicos. Queremos colaborar e propor alternativas pedagógicas, através das aulas presenciais e virtuais que instrumentalizem os alunos a serem coautores de uma educação para a vida. Tenho a convicção que estamos colaborando para a realização dos sonhos de muitos alunos em cursar uma graduação de qualidade em uma Universidade Pública”, pontuou.

Já o secretário de Tecnologia apresentou todo o novo escopo da Fundação Inova Prudente e como os espaços do prédio ficarão após as reformas, previstas para terem início ainda neste ano e serem finalizadas no primeiro quadrimestre de 2018. Mais que isso, apontou que cerca de 8% da população tem acesso ao nível superior. Com esse dado, parabenizou os novos alunos a entrarem no mundo acadêmico.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do Executivo reafirmou o que foi dito por Alessi acrescentando que a antiga Escola de Curtimento de Couro estava em descompasso com a realidade. “Quando o Governo do Estado ofereceu a oportunidade de implantamos os quatro cursos EAD, veio ao encontro do que pensávamos para a Fundação. Vamos investir [na transformação da Fundação] porque acreditamos nisso e vocês, que são os primeiros, fazem parte disso. Daqui a poucos meses a Fundação terá outra cara e vocês vão acompanhar”, concluiu.