O prefeito Nelson Bugalho recebeu no gabinete do Paço Municipal, os membros da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Prudente, o presidente, Rodrigo Lemos Artero, o vice, Wesley Cotini. A reunião contou com a presença da presidente da Comissão da Mulher Advogada – São Paulo, Kátia Boulos, além da participação do vereador, William Leite.

A reunião realizada na segunda-feira (21), com os membros da OAB e da Comissão Mulher Advogada teve como objetivo discutir a criação da Lei Alienação Parental em Prudente, e a implantação da Casa de Acolhimento da Mulher. As propostas apresentadas pela comissão, envolvem uma visão sistêmica do atendimento à mulher.

Participaram da reunião, a secretária de Assistência Social (SAS), Fabiana Sales Macedo. As integrantes da Comissão da Mulher Advogada [Prudente], Catarina Mariano e Karina Peres Silvério. A Coordenadora Regional, Paula Fluminhan e Roberta Yamada.

Na ocasião, o prefeito confirmou apoio à lei que institui a “Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental”, que consiste na criação da semana a ser instituída, no dia 25 de abril – Dia Internacional de Conscientização sobre Alienação Parental. A data deverá fazer parte do calendário da cidade.

A respeito da implantação da Casa de Acolhimento da Mulher, [atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica], a secretária de Assistência Social, Fabiana Sales Macedo, adiantou que o tema já está em estudo, para ser instalado, no antiga Casa de Passagem, próximo à SAS.

Segundo ela, estão em atendimento pela SAS, cerca de 50 mulheres no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas- Mulher). As ocorrências de violência doméstica são encaminhadas pelas delegacias e órgãos competentes. O Creas fica a Rua Felício Tarabay, 1167.

Conforme dados da Delegacia em Defesa da Mulher, são em média 82 casos de violência doméstica registrados por mês em Prudente. Conforme levantamento, no primeiro semestre deste ano fora 496 botelins de ocorrência. Já em 2016 foram 502 ocorrências.