O prefeito Nelson Bugalho recebeu nesta quarta-feira (16) no gabinete do Paço Municipal, o secretário municipal de Educação de Presidente Prudente, Antônio Luiz Mello, que participou do 16º Fórum Nacional da Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - como delegado do Estado de São Paulo.

Com base na participação no 16º Fórum da Undime, Prudente tem a intenção de organizar, ainda neste ano, o ‘Simpósio de Estudo e Análise da Base Nacional Comum Curricular’. O evento está sendo articulado pela Seduc e deve ocorrer entre os meses de setembro e outubro, no Ceforppe, em Prudente.

O Simpósio que ocorrerá em Prudente será organizado em parceria com a Undime e contará com a presença de lideranças do MEC, para viabilizar a realização de cursos, capacitações e palestras.

O 16º Fórum Nacional da Undime foi realizado de 8 a 11 de agosto em Fortaleza/CE, sendo que além do secretário, também contou com a participação da Coordenadora de Gestão Educacional da Seduc, Márcia Janial.

Sobre o 16º Fórum Nacional da Undime:

O Fórum contou com a participação dos dirigentes e equipes técnicas de secretarias municipais de todo o pais tiveram como objetivo discutir o tema: ‘Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e na garantia do direito à educação de todos e de cada um”.

A proposta do Fórum é pautar os três anos do Plano Nacional de Educação e os principais desafios para implementação e para o cumprimento de suas metas e estratégias; as políticas e os programas do governo federal; a importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender; os desafios relacionados à oferta da educação como direito; o pacto federativo e os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões. Considerando os prazos previstos pela Lei 13.005/ 2014, que institui o PNE, a discussão ampla sobre todos esses assuntos torna-se essencial para a educação pública municipal.

Os quatro dias de atividades foram divididos entre conferências, palestras, mesas-redondas, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental. Nas salas temáticas, foram debatidos seis temas: implementação, monitoramento, avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME) e gestão democrática; gestão pedagógica; gestão de pessoas; gestão administrativa e gestão estrutura e documentação; gestão do transporte escolar e gestão da alimentação escolar; e gestão orçamentária e financeira.