Com um passeio ciclístico, que reuniu mais de 100 ciclistas na manhã deste sábado (12), o prefeito Nelson Bugalho e o vice Douglas Kato inauguraram a primeira etapa da Ciclovia de Presidente Prudente. Para incentivar a prática do esporte com segurança e o uso da ciclovia, o prefeito percorreu junto com os ciclistas o trecho de 3,5 quilometros, na região norte da cidade.

A inauguração da obra contou com a participação de grupos de ciclistas organizados pelo movimento Aro 26, presença de secretários municipais, funcionários da Prefeitura e vereadores da Câmara de Prudente, Elza do Gás, Natanael Gonzaga, Ivan Júnior, Willian Leite e Wellington Bozo.

De acordo com o prefeito Nelson Bugalho, “A intenção é que Prudente tenha quase 50km de ciclovias nos próximos anos, para que as pessoas possam usá-las para o trabalho, lazer e outras atividades. “Essa é uma preocupação com a nossa cidade Prudente , para que as pessoas sejam nossa proridade”, destacou.

Segundo o prefeito, a obra faz parte do Mobilidade Urbana, que foi iniciado no Governo Tupã. Trata-se de um grande projeto interligando todas as regiões da cidade, com ciclovias. A ciclovia é um incentivo ao esporte e a segurança no trânsito para os ciclistas, que atende uma reinvindicação antiga da população.

A concentração dos ciclistas foi defronte ao Parque de Obras, no Parque Jaquabara, região norte. As equipes percorreram o trecho de 3,5km, do pontilhão da Avenida Itaro Koyanagui, seguindo pela Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira até a rotatória do Lar do Meninos.

De acordo com o secretário de Obras, Rodnei Rena Rodrigues, o trecho de 3,5 km, com investimentos de R$ 920 mil, que faz parte do PAC 2-3. A obra integra o pacote de 25km de ciclovias, com custo estimado total de aproximadamente R$ 7 milhões.

Em relação, a nova ciclovia, a fundadora e organizadora do movimento Aro 26, Rejane Klebis, destacou que é uma grande conquista para Prudente, um dispositivo dentro da cidade, que trará mais segurança aos ciclistas.

A sinalização do percurso teve apoio da Secretária Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav). O passeio foi conduzido por Eber de Almeida Boscoli, da Escola de Ciclismo Nelson Pelozi.

Próximas etapas da Ciclovia:

Conforme o secretário de Obras, a próxima etapa será inaugurada em outubro, vai do Cristo [Avenida Manoel Goulart], Monte Alto/ Ana Jacinta. A extensão é de 6,7 Km. O valor é de R$ 1.414.949,92. Outra etapa ligando do rotatória do Novo Bongiovani, até Leonor, Panorâmico na divisa com Álvares Machado.

Na relação inclui o trecho que liga o Morada do Sol [Raimundo Maiolini], até a Avenida César de Campos, a extensão de aproximadamente 3 mil m² e custo de aproximadamente R$ 800 mil.