A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab, Secretária de Assistência Social (SAS) junto com a Coordenaria dos Idosos firmaram parceria desde o início deste mês, para oferecer atividades físicas aos pacientes da UBS que participam dos grupos para hipertensos e diabéticos. São 180 pacientes inscritos nos grupos semanais.

A parceria consiste em oferecer atividades físicas todas as terças e sextas-feiras das 14h às 17h, na Praça da Juventude da Cohab ‘Lucas Nalini Paschoalin’, ao lado da UBS Cohabão. O projeto contempla pacientes acima dos 60 anos, que já são atendidos no grupo HiperDia do Cohabão, visando o controle de patologias como: a hipertensão e diabetes.

A parceria foi firmada através de reunião que envolveu o Coordenador do Idoso, João Gualberto, a gerente da UBS, Meire Tolosa. O trabalho conta com apoio da Coordenadora técnica do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, Criança Cidadã e Idosos, Simone Tomiazzi, da SAS.

A iniciativa visa contribuir com o envelhecimento saudável, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, consequentemente melhoria na qualidade de vida.

A gerente da UBS, Meire Toloso, observa que os pacientes já demostram mais disposição e alegria, inclusive no processo de aceitação do tratamento de saúde, oferecido aos hipertensos e diabéticos.

A busca pela parceria envolvendo os setores teve como objetivo tornar mais efetivo o tratamento terapêutico e ter mais qualidade no atendimento proposto pela Unidade Básica de Saúde,

Sendo que a atividade física é um dos requisitos necessários para ajudar no processo de controle das doenças. A iniciativa completa o protocolo proposto, que inclui orientação de saúde, acompanhamento e atividade física.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação