O Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo, sediou na tarde desta quinta-feira (27/07) a abertura oficial do 5º Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola – PSE e 8º Seminário Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE. O evento tem como foco “tecer caminhos da intersetorialidade” entre os órgãos que atendem crianças e adolescentes de forma a possibilitar ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Da cerimônia de abertura, participaram os secretários municipais de Educação, Antônio Mello, de Saúde, Valmir Pinto, e de Assistência Social, Luzia Fabiana Sales Macedo, além do vice-presidente da Câmara, Demerson Dias, e o diretor regional de Saúde, Jorge Chihara. Cerca de 150 educadores, servidores da Saúde e interessados no tema participaram do evento.

De acordo com a educadora de saúde e coordenadora do evento, o seminário preconiza “a formação de profissionais de políticas intersetoriais, visando à promoção de saúde de crianças, adolescentes e jovens na perspectiva dos Direitos Humanos e da Cidadania, no enfrentamento às violações de direitos”.

O Programa Saúde na Escola foi instituído em Prudente no ano de 2012, porém já havia sido implantado pelo Prefeito, dois anos antes, o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: atitude para curtir a vida. “O referido decreto implantou ainda o Grupo Gestor Municipal - GGM/SPE, que tem como objetivo organizar diversas ações referentes ao Projeto, visando a diminuição das vulnerabilidades enfrentadas pelas crianças, adolescentes e jovens do município”, explicou Selma.

A palestra de abertura do Seminário foi conduzida pela professora Isadora Vier Machado, que abordou temas pertinentes ao desenvolvimento integral e a cidadania de crianças e adolescentes.

A programação do seminário terá seu ponto alto na manhã desta sexta-feira (28/07), no auditório do Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe), com uma mesa-redonda sobre Subsídios para Políticas de Saúde do Adolescente para Presidente Prudente”. Durante o debate, será a presentada a Política de Saúde do Adolescente preconizada pelo governo federal e pela Secretaria de Estado da Saúde. Participarão do encontro a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare Franco Netto, e a Coordenadora de Saúde do Adolescente no Estado de São Paulo, lbertina Takiuti Duarte.